AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Audiência discute abertura da economia brasileira para o comércio internacional



A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados discute na próxima quarta-feira (10) a abertura da economia brasileira para o comércio internacional.

O debate foi sugerido pelos deputados Otto Alencar Filho (PSD-BA) e Marco Bertaiolli (PSD-SP).

"A economia brasileira é considerada uma das mais fechadas do mundo. Pesquisa recente do Banco Mundial, envolvendo 188 nações de todo o mundo, mostrou que nossa economia só é mais aberta ao exterior que Nigéria e Sudão", afirma Alencar Filho. Segundo ele, medindo o “grau de abertura” pela métrica mais consagrada (soma das exportações e importações de bens e serviços dividido pelo PIB), em 2017, o percentual brasileiro foi de 22%, enquanto a média mundial foi de 45%.

O deputado ressalta que, segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC), em 1948 o Brasil detinha 2% das exportações mundiais, mais que China (0,90%) e México (0,80%). "Em 2017, o Brasil encolheu sua fatia para 1,30%, enquanto China foi para 13,20% e México 2,40%", compara.

Alencar Filho afirma ainda que "a razão principal dessa letargia se deve a políticas públicas inadequadas, marcadamente protecionistas".

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto com a comissão, entre outros, os economistas Armando Castelar Pinheiro e Jorge Arbache, e o assessor técnico do Instituto Brasileiro de Comércio Internacional e de Investimentos (IBCI) Celso Henrique Cadete de Figueiredo.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.