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Destino Minas Gerais é destaque em evento em Portugal

 


Minas Gerais será destaque na Convenção dos Municípios Brasileiros, hoje, dia  10/11 e no dia 13/11, em Lisboa, Portugal. O estado será representado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). O evento busca divulgar o potencial turístico de estados e municípios brasileiros diretamente ao público europeu, por meio de Portugal, porta de entrada do Brasil na Europa.

Além da apresentação de paisagens, patrimônios históricos, cultura e atrativos turísticos de Minas Gerais, um dos pontos altos do evento será o jantar de abertura, para promover a internacionalização da comida e da cultura mineira. Os pratos são assinados pelo chef Édson Puiati e o jantar é organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) em parceria com a Secult. 


Reviva Turismo

O evento, que também celebra o Bicentenário de Independência do Brasil, será uma oportunidade de apresentar o potencial turístico mineiro para empresas portuguesas e europeias do segmento. 

A Convenção dos Municípios Brasileiros possibilitará interlocução direta por meio de feira de negócios, encontro com investidores e troca de experiências.

Minas terá um estande de divulgação, como parte das ações do Programa Reviva Turismo. Participam do evento o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, representantes das secretarias de Turismo de Governador Valadares, Brumadinho, da Associação das Cidades Históricas Mineiras, além de empresários do ramo turístico, da CDL-BH e da Embaixada do Brasil em Portugal. Os municípios de Capitólio e Poços de Caldas também terão estandes. 

Leônidas Oliveira ressalta que a presença na convenção é um investimento na atração de visitantes para o estado. “É um momento histórico de reforçar Minas para o mundo e fortalecer a mineiridade. 

Portugal é o segundo país que mais envia turistas para Minas Gerais e é a porta de entrada para Europa, principalmente com voos diretos, entre Minas e Portugal. Além disso, o estado tem muitos patrimônios históricos com referência direta à colonização portuguesa”, explica.


Troca de conhecimentos

Durante a Convenção está prevista a assinatura do protocolo de intenções entre a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), vinculada à Secult, e o Instituto de Formação dos Países de Língua Oficial Portuguesa (IF/CE-CPLP). O objetivo é promover ações conjuntas de Extensão no campo da Cultura.


Investimento

Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que a cada R$ 1 investido em promoção internacional, R$ 17,60 retornam em impacto econômico positivo para o destino e R$ 1,35 voltam em tributos.

Segundo a idealizadora da convenção, Maristela Valadares, o momento é oportuno para a exportação da identidade cultural e gastronômica brasileira em território lusitano, mostrando por que o país é um dos destinos mais procurados do mundo.

“O evento marca este reinício, estamos vendo a economia aquecer de novo, juntamente com o turismo. É um momento ideal, já que a maioria das pessoas está vacinada e o verão europeu permite mais socialização, sem deixar de lado as medidas de prevenção. Pretendemos divulgar, diretamente ao público-alvo, toda a potencialidade turística dos estados e municípios participantes que, inclusive, poderão expor seus produtos na feira”, diz.

A retomada do turismo pós-pandemia indica a procura de locais de baixa concentração de pessoas e, principalmente, com atividades ao ar livre.

 “A diversidade de paisagens, culturas e tradições proporcionadas pelo Brasil faz com que o público europeu possa aproveitar praias, florestas, passeios culturais em cidades históricas, gastronomia e as belezas naturais de cachoeiras, rios e montanhas”, observa Maristela Valadares.


Fonte: Agência Minas


 
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