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Índice da cesta básica fica estável em São Lourenço no mês de novembro



 O Índice da Cesta Básica de São Lourenço (ICB – FUSAL/UNIS) ficou estável neste mês de novembro com um tênue aumento de 0,11% em comparação com outubro. Desde o início da pesquisa em março deste ano o índice acumula alta de 11,73%. O levantamento ocorre através da coleta dos preços de 13 produtos componentes da cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados da cidade, usando a metodologia adotada nacionalmente pelo DIEESE.

Neste mês de novembro o valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta na cidade de São Lourenço é de R$599,16, correspondendo a 58,89% do salário mínimo líquido. Sendo assim, o trabalhador que recebe um salário mínimo mensal precisa trabalhar 119 horas e 50 minutos por mês para adquirir essa cesta. Mais uma vez é importante destacar que, desde o início da pesquisa em março deste ano, o valor da cesta básica na cidade representa mais da metade do salário mínimo líquido, o que compromete muito o orçamento doméstico. Além disso, em apenas um mês houve queda no valor desta cesta em São Lourenço.

No período de outubro a novembro, dos 13 produtos componentes da cesta básica pesquisada em São Lourenço, sete apresentaram alta dos preços médios: batata, açúcar refinado, café em pó, farinha de trigo, óleo de soja, leite integral e manteiga. 

Um produto manteve o preço médio inalterado: o pão francês. Cinco produtos apresentaram queda nos preços: banana, carne bovina, arroz, feijão carioquinha e tomate.

Mesmo com essa estabilização no índice da cesta básica, é importante destacar que o seu valor se encontra no mais alto patamar desde o início da pesquisa neste ano e representando bem mais da metade do salário mínimo líquido. Além disso, é importante destacar que a variação dos preços nos próximos meses será muito dependente da dinâmica da oferta e do comportamento da demanda, principalmente externa. 

E conforme estamos salientando em todos os relatórios deste mês, os consumidores precisam continuar atentos às possibilidades de substituição de produtos e marcas a fim de diminuir o impacto no orçamento doméstico.


 
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