AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Minas pode suspender obrigação do uso de máscara ainda em 2021

 


Os mineiros devem deixar de ser obrigados a usar máscara de proteção ainda em 2021. A informação foi dada durante entrevista do Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, para o jornal O Tempo. A previsão é que a suspensão do uso possa ser definida talvez em dezembro.

O chefe da pasta argumenta que o cenário atual ainda não dá condições para retirada do uso compulsório de máscaras em ambientes públicos – em especial, nos fechados – e é preciso “aumentar a cobertura (vacinal) em duas doses (ou dose única)” da população.

A expectativa é que em novembro pelo menos 75% dos mineiros já tenham sido vacinados com duas doses. Ao atingir este patamar e se os índices de disseminação da doença continuarem baixos, pode ser avaliada a desobrigação do uso de máscaras.

Apesar de admitir a possibilidade de flexibilizar o uso das máscaras ainda em 2021, Bacherretti ressalta que isso ocorreria, apenas, em locais abertos. “Precisamos ainda que os dados se mostrem mais robustos e mais estáveis em relação à disseminação [para abolir o uso em todos os espaços, inclusive fechados]. A gente vê que outros países que tomaram essa decisão há alguns meses estão voltando a utilizar a máscara em alguns locais, especialmente na Europa”, ressalta Baccheretti.

A primeira capital a abolir a obrigação do uso de máscaras no Brasil foi o Rio de Janeiro, na semana passada. São Paulo anunciou, em nível estadual, que planeja reverter a obrigatoriedade em dezembro. Na última quarta-feira (3), o Distrito Federal (DF) passou a permitir o trânsito de pessoas em espaços públicos sem o item de proteção. 


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.