AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Prefeitura de Varginha comemora 1º aniversário do PIX


O pix completou um ano de funcionamento no último dia 1º com mais de 101,3 milhões de usuários e a Prefeitura de Varginha foi pioneira ao adotar a modalidade desse sistema de pagamento instantaneo.

 Inicialmente o pix veio para possibilitar as transferências entre pessoas físicas e jurídicas e assim que Banco Central publicou a possiblidade de sistema de arrecadação dos tributos e demais receitas por meio do pix, a Administração Municipal de Varginha já se mobilizou para adotar a modalidade de transação financeira.

 O secretário municipal de Governo, Honorinho Ottoni explica que o pix gera maior comodidade e agilidade para os contribuintes e economia para os cofres públicos. “ Elaboramos o processo administrativo de 6 de janeiro de 2021, publicamos o edital de licitação pregão 01/2021 que foi o primeiro do ano e fomos pioneiros por isso, assim que o Banco Central autorizou o sistema de arrecadação os tributos e outras receitas por pix já movimentamos a Administração Municipal para contratar uma empresa para processar os recebimentos”, explica Honorinho.

 “Entre os benefícios para o contribuinte estão a comodidade porque ele pode ser correntista de qualquer instituição e quitar os débitos com a Administração por meio do pix; agilidade nas baixas e na emissão da própria certidão negativa de débito para o contribuinte porque a baixa é instantânea, pois cai o crédito, já baixa no sistema e a certidão sai na hora, diferente do sistema de arrecadação quando o contribuinte pagaria hoje o tributo, essa informação viria amanhã, só subiria à noite para o banco de dados para que a baixa acontecesse no outro dia e isso facilitou muito a vida do contribuinte”, explica o secretário municipal da Fazenda, Wadson Camargo.

 Para a Administração Municipal, um dos benefícios é economia. O prefeito Vérdi Melo ressalta que a tarifa do pix é bem inferior ao pagamento de instituições credenciadas em demais canais como internet banking, terminal de autoatendimento, guichês de caixas e correspondentes bancários.


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.