AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Técnico de Enfermagem da Unimed Varginha fala sobre a importância do homem se cuidar


 Novembro é o mês dedicado à saúde do homem, as campanhas realizadas neste mês têm como intuito principal conscientizar a população sobre o câncer de próstata. No entanto, este é apenas um entre vários cânceres que acometem os homens, o que chama a atenção para um ponto muito importante e muitas vezes esquecido: O cuidado com a saúde deve fazer parte do dia a dia. 

A seguir confira entrevista com Alexandre Francisco Augusto, técnico de enfermagem e colaborador da APS - Atenção Primária à Saúde da Unimed Varginha.


Quais são as doenças mais comuns em homens?

As doenças mais comuns são: doenças cardiovasculares - infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular encefálico. Câncer de pulmão - atinge duas vezes mais homens do que mulheres. Câncer de próstata - é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens e que quando diagnosticado no início, tem 90% de chances de cura. Câncer de testículos - apesar de raro preocupa porque a maior incidência é em homens com idade produtiva – entre 15 e 50 anos. Além, claro, da diabetes, hipertensão, estresse, obesidade que ocorrem em alto índice devido aos maus hábitos de vida.


É verdade que os homens vão menos ao médico do que as mulheres?

Sim, totalmente verdade! O preconceito, a vergonha e barreiras culturais ainda mantêm os homens longe dos consultórios médicos. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo IBGE recentemente no Brasil, a proporção de mulheres que consultou um médico em 2019 foi superior à dos homens (82% contra 69%), por isso não é de estranhar que as mulheres vivam, em média, 7 anos a mais do que os homens.


O exame do toque é a maneira mais segura de diagnóstico do câncer de próstata?

Não se exclui o exame de toque na investigação do câncer, pois ele consiste na análise manual da próstata feita pelo médico. A especificidade da avaliação da próstata aumenta com a avaliação do exame laboratorial, o PSA (Antígeno Prostático Específico) + toque. Assim fica mais seguro para o médico saber se é necessário ou não solicitar exames de imagem, como US próstata.


Homem também pode ter Câncer de mama? Como ele pode ser diagnosticado?

Sim. O câncer de mama não é restrito apenas às mulheres. Em homens é bem mais raro, mas acontece. A princípio são observados a presença de sinais e sintomas como: surgimento de um caroço próximo ao mamilo, dor unilateral na mama, secreção pelo mamilo, vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo. Dado o aparecimento desses sinais e sintomas é realizado exames de imagem para conclusão do diagnóstico.


Existem formas de um homem viver de maneira saudável? Como?

Com certeza. Optar por uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas, não fumar, ingerir mais água, dormir bem, fazer o check-up médico pelo menos uma vez ao ano, manter a carteira de vacinação em dia e cuidar da mente são algumas formas do homem se cuidar e manter uma vida mais saudável. 



 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.