AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Agenda 21 & Cidadania - 03/12/2021

 SUSTENTABILIDADE!

O surgimento da pandemia Covid19 em meados do ano de 2019 trouxe uma nova perspectiva para a humanidade, que precisou desenvolver ações de forma apressada para dar conta da celeridade e imprevisibilidade da atuação do vírus porque os riscos de não se fazer nada eram ainda maiores.

Em poucos meses, praticamente toda a nossa estrutura de vida em sociedade se transformou. Práticas, hábitos, relações. Estamos experimentando mudanças não apenas em nossos alicerces sociais, mas, sobretudo, em nossa condição humana.

Refletindo sobre estes fatos, surge um novo questionamento:  quais os desdobramentos destas mudanças no mundo que habitaremos quando a tempestade passar? Como garantir uma qualidade de vida perante ao que alguns chamam de “Novo Normal”? Como almejar, neste novo cenário, uma sustentabilidade para os seres humanos?

Em se tratando do termo sustentabilidade, é necessário reconhecer que, por se tratar de um conceito complexo e transdisciplinar, a mesma está sujeita a múltiplas abordagens, pois conforme o contexto em que é utilizado e a corrente de pensamento que se proponha a interpretá-lo pode assumir enfoques variados.

O que não podemos esquecer são dos pontos básicos da sustentabilidade, a saber: ser ecologicamente correto, ser economicamente viável, ser socialmente justo e ser culturalmente diverso.

Faz-se necessário que os segmentos da sociedade, com destaque aqueles que estão nas frentes dos itens mencionados acima, busquem “provocar” uma reflexão, sugerindo soluções em comum acordo entre os envolvidos, almejando uma cidade sustentável.

É um processo que deve ser realizado com postura e pensamento coletivo, prevalecendo a cooperação, parceria, colaboração em prol de uma sociedade mais justa e equilibrada.
Destaco que a sustentabilidade não quer interromper o desenvolvimento, mas corresponde a uma forma de pensar, buscando meios que propiciem o desenvolvimento econômico sem agredir o meio ambiente, envolvendo ética, justiça social, educação de qualidade, trabalho decente para todos e solidariedade. 

Nosso planeta é um só e cada ação afeta o todo, pois a vida é interação e tudo está relacionado, há de se valorizar a diversidade, promovendo relações de respeito com todos e gerando benefícios para todos.

Em se tratando de nossa cidade, o que tem sido realizado pelos órgãos representativos, pelas entidades e associações em relação ao meio ambiente, ao social, ao econômico e à cultura? Será que está havendo algum estudo, propostas ou alguma preocupação de modo que nossa cidade possa caminhar para uma Cidade Inteligente, interativa, justa e com qualidade de vida? 

Enfim, justamente por a cidade ser nossa, devemos nos questionar “que cidade queremos?” Para que, de posse de uma nova “leitura” de nossa realidade urbana, possamos contribuir com sugestões, críticas construtivas e participação, exercendo nossa postura “cidadã”.

“Pensar em sustentabilidade hoje é planejar um futuro em que viver será possível! ”
                                                                                 Marianna Moreno

Engº Alencar de Souza Filgueiras 
Presidente do Fórum Agenda 21 Local  
Presidente do Conselho Fiscal IBAPE-MG 
Contato : agenda21localvarginha@gmail.com


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.