AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Agenda 21 & Cidadania

 11 DE DEZEMBRO: DIA DO ENGENHEIRO!

A escolha da profissão e de grande importância para a vida do indivíduo.
É o caminho que o levará a conquista da vida pelo trabalho no dia a dia, tornando-o mais feliz e fazendo felizes aqueles que com ele colaboram na construção do seu ideal.

Ser engenheiro não é fácil. E preciso se entregar ao trabalho com responsabilidade, coragem, dedicação e respeito por si mesmo e pelos seus colaboradores porque a engenharia como o próprio nome indica é um engenho onde todas as peças têm seu valor no sucesso do todo que se pretende construir.

Não há na sociedade moderna nenhum campo de atividade em que o engenheiro não esteja presente através de seu trabalho. Desde a construção de imensas barragens para aproveitar dos rios a energia elétrica que dá vida a cidades e vilas, até os hospitais, com seus equipamentos sofisticados colocados a serviço da saúde do homem.

Desde os locais ermos e longínquos que se comunicam com os grandes centros urbanos através da telemática, até o fundo dos oceanos de onde se retira o petróleo que movimenta todos os meios de transporte, o engenheiro exerce um papel fundamental na construção da história da humanidade.

Por isso, ser engenheiro exige vocação para tal, para que tudo se realize em uma caminhada harmoniosa em busca das vitorias.

A complexidade do mundo moderno marcada pelo espetacular avanço da ciência e da tecnologia obrigou o engenheiro a se especializar para, trabalhando com os outros profissionais, ser capaz de solucionar novos problemas emergentes. Mas, ao mesmo tempo em que o conhecimento específico é essencial na sua formação, o mundo que se apresenta para ele não é um mundo dividido em especializações, e sim um mundo inteiro, complexo, exigindo dele uma visão ampla e integrada para sua compreensão, uma postura ousada de espírito inovador e empreendedor, e, sobretudo, um olhar solidário e humano para a realidade social, em especial, dos mais desafortunados. 

Necessária se faz a união dos profissionais de Engenharia através de uma Associação ou Entidade para fortalecer cada vez mais as metas da Cidadania, estreitando no dia a dia o relacionamento entre os engenheiros e trabalhadores da Construção Civil, visando sempre o crescimento e a valorização da engenharia brasileira bem como o progresso da região em conforto e segurança para seus habitantes.

Elétrico, de alimentos, químico, biomédico, civil ou mecânico dentre outros: dia 11 de dezembro é dia de celebrar e agradecer aqueles profissionais que vivem cercados pelos números e dão o suporte necessário para a evolução da humanidade. 

“Nenhuma Engenharia constrói caráter, mas com caráter se faz os melhores engenheiros.”
Jordan Lucas

Engº Alencar de Souza Filgueiras 
Presidente do Fórum Agenda 21 Local  
Presidente do Conselho Fiscal IBAPE-MG 
Contato : agenda21localvarginha@gmail.com


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.