AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

APS da Unimed Varginha recebe palestra sobre Avaliação da Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento



 O conteúdo foi ministrado pela Prof.ª Ana Carla Raimundo Maciel

A Equipe Clínica e Multidisciplinar da Atenção Primária à Saúde – APS da Unimed Varginha participou de palestra sobre Avaliação da Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento com a Prof.ª Ana Carla Raimundo Maciel, pedagoga especialista em educação especial e diretora da FUVAE.

Na palestra, Ana Carla abordou a etiologia e prevenção, caracterização da deficiência intelectual, critérios de diagnóstico, áreas de apoio, a importância da funcionalidade para promover a autonomia, autodeterminação e autodirecionamento, além de enriquecer o conteúdo com exemplos práticos do dia-a-dia.

De acordo com a coordenadora da APS, Gabriela Alvarenga de Paiva, o objetivo dessa palestra foi de trazer mais conhecimento para agregar no dia a dia dos profissionais. “Estamos sempre em busca da excelência no atendimento e cuidados com nossos pacientes, por isso treinamentos e palestras são muito importantes para o aprimoramento de toda a equipe”, afirma Gabriela.

Os profissionais que tiveram oportunidade de participar aprovaram. “Foi muito enriquecedor a palestra sobre deficiência intelectual que assistimos. Nos atentou para, além dos aspectos da deficiência em si, também para o ser humano que a possui. Um olhar voltado para as possibilidades do que essa pessoa pode vir a ser através do nosso auxílio”, destacou Mayara Souza Custódio, psicóloga.



Para a fonoaudióloga, Francisca Paula Brasil, “A palestra da Ana Carla me ajudou a ampliar mais o conhecimento a respeito da deficiência intelectual. Suas características, tipos de abordagens, como lidar em diferentes situações, enxergando cada um como único e capaz. E como profissional, cresci com tudo o que foi ensinado. Foi ótimo poder ter essa oportunidade, pois aprender é criar algo novo, encontrar uma solução frente a realidade em que vivemos e proporcionar ao outro o melhor que pudermos naquele momento. Obrigada”, ressaltou.

“Depois da aula ministrada pela excelente profissional Ana Carla, a certeza de que a abordagem multidisciplinar e a parceria com a família são fundamentais para avançarmos no diagnóstico e manejo desta patologia. Gratidão por ter divido tanto conhecimento conosco,” agradeceu a Dra. Vivian Barouche, Médica.



 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.