AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Coluna de Minas Gerais - 13/12/2021

 


Montes Claros vai pagar gratificação a professores

Depois de anunciar o programa Educamoc, que vai injetar mais de R$ 100 milhões na Rede Municipal de Ensino de Montes Claros, em valores usados para a construção de escolas, compra de tablets e contratação de psicólogos e assistentes sociais, a Prefeitura anuncia mais um grande investimento na Educação da cidade, dessa vez focando nos principais responsáveis pelo seu sucesso: os professores. Trata-se de uma gratificação extra, que vai beneficiar aproximadamente 3.200 profissionais. O valor de cada gratificação vai variar de acordo com o tempo de serviço em 2021, e a carga horária de cada cargo. No total, serão investidos R$ 15 milhões nessas gratificações. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

 

Lei  proíbe nomeação de condenados

A Lei que proíbe a nomeação de condenados pela Lei Maria da Penha aos cargos comissionados e de confiança em Poços de Caldas, aprovada na Câmara Municipal foi publicada no Diário Oficial do Município. Com a lei, que entra em vigor em 60 dias a partir da publicação, além de proibir que condenados sejam nomeados no futuro, caso haja algum agente já nomeado nessa situação, a desoneração passa a ser obrigatória também no prazo de 60 dias após a promulgação. O projeto foi aprovado na Câmara por unanimidade no mês de novembro. (Jornal da Mantiqueira – Poços de Caldas)

 

Vale do Aço volta a receber vacinas

            A 72ª remessa de vacinas contra a covid-19 está prevista para chegar nesta segunda-feira, 13, na Superintendência Regional de Saúde (SRS), em Coronel Fabriciano. Nessa nova remessa, a macrorregião do Vale do Aço contará com 2.255 doses da Janssen, conforme os dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O quantitativo para cada município pode ser conferido no site www.saude.mg.gov.br. A última remessa de vacinas da Janssen enviada pelo Estado para a macrorregião do Vale do Aço ocorreu em 12 de agosto deste ano, ou seja, há quatro meses. Na ocasião, foram distribuídas 170 doses da Janssen, que faziam parte dos lotes 35º e 36º. (Diário do Aço – Ipatinga)

 

App para pessoas com paralisia

            O projeto da juiz-forana Mirella Diniz Wunderlich, 17 anos, realizado junto a outros quatro estudantes do Brasil, foi campeão na Olimpíada do Futuro – Sapientia, competição de projetos de impacto social que conta com a participação de estudantes do Brasil e do exterior. O grupo apresentou a proposta do aplicativo Sorria!, destinado ao tratamento de pessoas com paralisia facial. A ideia partiu de Mirella, estudante do terceiro ano do ensino médio do Colégio Jesuítas. A ideia de criar o aplicativo nasceu a partir de uma história pessoal: a mãe e o pai da jovem tiveram episódios de paralisia facial após passarem por cirurgias para a retirada de glândulas salivares, em 2012 e 2017, respectivamente. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

Inflação em Uberlândia

            O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia divulgou a segunda edição do "Painel de Informações Municipais de Uberlândia - 2021: A covid-19 em Uberlândia". O trabalho analisou dados da pandemia no município até junho de 2021. Entre as temáticas, o estudo apontou o índice acumulado da inflação municipal e classificou os itens “Combustíveis (veículos)”, “Carnes” e “Combustíveis domésticos (botijão)” como os produtos que mais sofreram alta na cidade. Um dos temas analisados pelo coordenador geral do Cepes, por Henrique Barros, foi a inflação do município durante a pandemia. (Diário de Uberlândia)

 

Robótica na educação

            A tecnologia tem se tornado uma excelente aliada das instituições de ensino. Dentro desse contexto, a robótica educacional é uma possibilidade de estimular aspectos diferenciados e trazer ganhos para os processos de aprendizagem. Atendendo a determinação do prefeito de Além Paraíba, Miguel Belmiro Junior, destacou que a Secretaria Municipal de Educação já está trabalhando para implantar no município esse método contribui para a multidisciplinaridade da educação, desenvolvendo as habilidades de cada disciplina durante a criação dos projetos. Dessa maneira, os alunos assumem o protagonismo e se tornam ativos na construção do seu conhecimento. (Jornal Além Parahyba – Além Paraíba)

 

Selo premiado

            Ambiente seguro, manipulação de alimentos com precaução e qualidade no atendimento. O "Selo Boas Práticas"; projeto de iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, foi premiado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). A premiação aconteceu durante o 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais, realizado no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O superintendente municipal de Turismo, Ricardo Ruas, foi quem recebeu o prêmio em nome da Prefeitura de Araxá. O evento reuniu cerca de 400 representantes de municípios, entre gestores de turismo e cultura, presidentes de circuitos, conselheiros e prefeitos. (Correio de Araxá)


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.