AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Emater-MG comemorou 73 anos, com homenagens a autoridades, parceiros, produtores e profissionais da empresa


 Uma solenidade, na última segunda-feira, em Belo Horizonte, marcou o aniversário de 73 anos da Emater-MG.  A empresa, que é vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), comemorou a data, na parte da manhã, no auditório de sua sede.  O governador Romeu Zema gravou um vídeo, parabenizando a empresa e os seus profissionais. 

“Parabéns à Emater pelos 73 anos e pelo Dia do Extensionista Rural. O meu governo se orgulha do importante trabalho realizado pela mesma e pelos extensionistas. Os serviços de assistência técnica e extensão rural são de fundamentais importância para os produtores de Minas. Que a Emater continue se renovando, desenvolvendo e contribuindo para o desenvolvimento do setor agropecuário e para a melhoria da qualidade de vida dos nossos agricultores”, exaltou.

O governador Zema foi representado no evento pelo vice-governador, Paulo Brant. “Tive a oportunidade de conhecer, nesses últimos dois anos, durante a pandemia, experiências sensacionais da Emater. A Emater não é instituição de estado, ela é mais. Ela é da sociedade como a polícia militar de Minas Gerais. A sociedade é que é dona da Emater. A empresa conseguiu isso,” ressaltou o vice-governador no seu discurso.

O diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, chamou atenção para os indicadores positivos da empresa: 806 escritórios no estado mantidos por convênios com prefeituras; contratação de 200 novos empregados via concurso; transformação digital, inclusive já investindo em inteligência artificial para atendimento 24 horas ao produtor; convênio com a Secretaria Estadual de Educação, que vai beneficiar 15 mil agricultores no estado entre outros projetos e trabalhos.Segundo Otávio Maia, “mesmo em plena pandemia, graças ao trabalho de todos os produtores rurais, não tivemos desabastecimento de alimento e a Emater não fica fora desse heroísmo. Comparando o PIB agropecuário de 2020 com 2019, nós tivemos um incremento de 30%.  Nós pulamos de R$ 115 bilhões para R$ 150 bilhões. Isso mostra a nossa força na economia”, explicou. Presente na cerimônia dos 73 anos, a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, Ana Valentini, parabenizou a Emater-MG pelo Prêmio Melhores do Agronegócio 2021, concedido pela Revista Globo Rural, no último dia 30/11, na categoria Serviços Agropecuários, e destacou o papel importante da empresa nos municípios mineiros. Segundo a secretária, em recente reunião com 14 secretários municipais de Agricultura, todos contaram que tinham convênio com a empresa. “Fiquei orgulhosa e emocionada, quando uma secretaria disse que “sem a Emater nós não seríamos nada”, contou.


Homenagens

O evento foi marcado por homenagens com medalhas e certificados para autoridades, produtores, empresas parceiras, extensionistas e profissionais da empresa e os vencedores do prêmio interno MelhorInovAção 2021. Esse concurso tem por objetivo valorizar projetos ou ações de melhoria na área técnica ou administrativa, com impactos positivos no atendimento ao produtor. Funcionários de 25, 35, 40 e 45 anos de carreira profissional também foram prestigiados e receberam medalhas, pelos anos de trabalho dedicados à empresa.

O ex-ministro de Agricultura e um dos fundadores da Embrapa, indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021, Alysson Paulinelli, foi um dos homenageados com a medalha Mérito da Extensão Rural. A condecoração foi um reconhecimento por todo o trabalho realizado na agropecuária. “Meu pai, um engenheiro agrônomo que acreditava na agricultura, cujo trabalho tanto me influenciou para eu seguir sua carreira, quando em 1948, eu tinha 12 anos, me chamou atenção para Acar. 

Ele disse: preste atenção porque esta é uma das armas mais poderosas que estão fazendo para mudança no setor agrícola. Assistência técnica e o crédito para permitir não só ajudar o produtor, mas dar a ele as condições para que ele pudesse realizar as mudanças que precisava. Aquilo ficou gravado na minha mente e eu acompanhei a Emater-MG. Seu crescimento, evolução, programas que ela teve no estado,” contou emocionado.  A Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar) foi o embrião da Emater-MG. 


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.