AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Festival reúne oficinas culturais, mostras de cinema e Virada Cultural em São Thomé das Letras



 São Thomé das Letras realiza o 1° Festival de Artes Integradas Culturando na Montanha, entre os dias 3 e 30 de janeiro. O evento vai oferecer cerca de 230 horas de oficinas culturais, mostra de artes cênicas, mostra de cinema e irá realizar a 1 ª Virada Cultural da cidade (veja mais abaixo). As inscrições para as oficinas culturais já começaram (clique para ver a programação e realizar a inscrição).

Conforme a organização, na primeira etapa do festival, entre os dias 3 e 28 de janeiro, será realizado o ‘Ciclo de Oficinas Modelando Vidas’, que oferecerá, de forma gratuita, cursos livres e de capacitação, nas áreas de artesanato, música, audiovisual, resgate da cultura local, gastronomia, entre outros. As oficinas serão realizadas na Casa de Emprego e Renda, Casa de Cultura, Praça da Matriz, Cras (cidade), Cras (Sobradinho), Lar São Thomé dos Velhinhos (asilo), Cantagalo, Pontinha e Paredão.

Além das oficinas, também serão realizados bailes no Lar São Thomé dos Velhinhos com discotecagem e o projeto Encine, que levará cinema para vários cantos da cidade e a Mostra de Artes Cênicas na Casa de Cultura.


Virada Cultural

No último final de semana de janeiro, nos dias 28, 29 e 30, dentro do festival, será realizada a 1ª Virada Cultural de São Thomé das Letras. Ao todo, serão cerca de 40 atrações, com 30 bandas, dos mais variados estilos, intervenções culturais de música, dança, contação de histórias, artes plásticas e outros segmentos, com aproximadamente 40 horas de programação.

Entre as atrações já confirmadas para a Virada Cultural na cidade estão as bandas Derivados da Natureza, Esquina do Sucesso, Ventania, Jânio e Janil, entre tantos outras.

“Estamos muito felizes com este projeto, pois ele será muito importante para o desenvolvimento de nossa cidade depois da pandemia. 

O projeto é muito amplo e rico, além de valorizar o artesão local e o nosso trabalho, o que é muito importante para nós, ele irá proporcionar o acesso da nossa arte para muitas pessoas, e essas experiências podem nos trazer muitos frutos, principalmente nas crianças que farão nossas oficinas” conta Simone Moisés, artesã de São Thomé que ministrará a oficina de reciclagem para produção de produtos artesanais.

Em meio ao festival, será produzido o Mini Documentário Culturando na Montanha, que irá registrar o que acontecer durante o evento e irá mapear amplamente a cultura da cidade.


O festival

O festival é uma realização do Coletivo Culturando na Montanha, Associação de Músicos e Artistas de São Thomé das Letras (AMA) e Ministério do Turismo, e tem parceria com a Prefeitura de São Thomé das Letras, Associação Cultura, Arte & Artesanato de São Thomé das Letras (proponente) e Casa de Cultura. 

Segundo os organizadores do festival, todas as atividades propostas serão realizadas em conformidade com os protocolos sanitários vigentes no município.


Fonte: G1 Sul de Minas


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.