AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Fisioterapeuta da Unimed Varginha fala sobre a importância do acompanhamento para quem pratica exercícios físicos


 A Fisioterapia Desportiva é a especialidade da Fisioterapia que trata das pessoas que praticam esportes regularmente. Sejam ou não atletas profissionais, os praticantes de esportes utilizam seu organismo de forma mais intensa do que as pessoas que não praticam atividades físicas regularmente. 

O fisioterapeuta desportivo acompanha o trabalho desses atletas, trabalhando com a prevenção e a reabilitação de lesões e outros traumas que possam surgir em decorrência do exercício. A seguir confira entrevista com Gilson Maia Gomes, fisioterapeuta da APS - Atenção Primária à Saúde da Unimed Varginha.


Qual a importância do profissional fisioterapeuta para atletas?

O fisioterapeuta realiza o acompanhamento profissional e a preparação do atleta para o treinamento e para a competição, auxiliando na prevenção de lesões e propiciando a melhor evolução do condicionamento físico. O fisioterapeuta também tem papel importante na reabilitação do atleta nos pós lesão, reduzindo o seu tempo de permanência no departamento médico e devolvendo rapidamente a sua condição de competição.


Como atua o fisioterapeuta desportivo?

O fisioterapeuta desportivo atua de forma conjunta com outros profissionais em diversos âmbitos de trabalho como associações esportivas, clubes, centros esportivos e clínicas multiprofissionais desenvolvendo um trabalho preventivo para atletas e praticantes de exercícios físicos, visando o alcance da sua performance total na execução da atividade. Esse profissional tem papel importante também no tratamento das lesões específicas associadas a cada modalidade esportiva, aplicando as técnicas cabíveis ao tipo e grau do acometimento para potencializar a recuperação total do esportista e retorno as atividades no menor tempo possível.


Este profissional atua somente quando existem lesões acarretadas por exercícios mal executados ou contusões?

O foco principal do fisioterapeuta desportivo é alcançar o melhor desempenho do esportista durante a execução da atividade física, portanto atua principalmente com um foco preventivo, porém as intercorrências podem ocorrer a qualquer momento, por isso podemos considerar que a reabilitação é um foco secundário de atuação, mas nem por isso menos importante.



 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.