AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Hemominas inaugura Posto Avançado de Coleta Externa em Itajubá

 


A Fundação Hemominas inaugurou, na manhã da última quarta-feira (1/12), o oitavo Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) do estado, em Itajubá, no Sul de Minas Gerais.

A partir de 9/12, o serviço estará disponível e a população não vai mais precisar se deslocar para outros municípios para realizar a doação de sangue. Com isso, a Hemominas espera ampliar a porcentagem de doadores, que atinge cerca de 1,8% da população do estado.

Instituído por meio de parceria oficializada com a assinatura do Termo de Cooperação Mútua entre a Fundação Hemominas e a prefeitura de Itajubá, o Pace tem estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta da Hemominas e está vinculado ao Hemocentro Regional de Pouso Alegre, que será responsável pelas supervisões e pelo fracionamento das bolsas de sangue. Localizado na Policlínica de Varginha – Avenida Henriqueto Cardinali, s/n –, o Pace tem capacidade para atender 60 candidatos à doação por dia. A unidade vai funcionar uma vez por semana, sempre às quintas-feiras, das 7h30 às 12h30, para atendimento aos candidatos à doação de sangue. 

A previsão é que as coletas tenham início no dia 9/12. O objetivo da parceria é fortalecer a oferta de sangue e hemocomponentes em toda a região do Sul de Minas, tanto na ampliação do número de coletas, quanto na segurança e na melhoria das condições oferecidas aos doadores voluntários.

A Fundação Hemominas é pioneira no Brasil neste tipo de modalidade de realização de coleta de sangue. Inspirado no modelo francês, o Pace é um tipo de construção prevista na legislação brasileira e pode ser implementado em municípios com mais de 50 mil habitantes, localizados a, no máximo,150 quilômetros da unidade da Hemominas de referência, e que tenham estrutura hospitalar que justifique a demanda por sangue.


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.