AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Variante Ômicron é identificada em cidade sul-mineira



A variante Ômicron do novo coronavírus já circula em, ao menos, uma cidade do Sul de Minas. Ela foi confirmada na noite de ontem, 20, pelo município de Extrema, onde amostras de casos suspeitos enviadas para testes teriam retornado com a confirmação da presença da variante.

Antes de Extrema, apenas  Belo Horizonte havia confirmado a presença da variante em Minas. A confirmação em Extrema foi feita por meio de nota oficial divulgada pelo município. O informe não deixa claro o número de casos confirmados na cidade, apenas afirma que “amostras de casos positivos e suspeitos foram enviadas para a busca dessa variante, e efetivamente comprovamos a existência da Ômicron em nossa cidade na data de hoje, 20/12/21”, afirma.

O município ainda ressalta que a contaminação pela variante no município já se dá de forma comunitária e aponta a importância de se redobrar os cuidados com a Covid-19 a partir de agora. O município integra o grupo de cidades que cancelaram as festas de Réveillon e Carnaval.

 

Prefeitura soltou uma nota em suas redes socias:

ATENÇÃO, A VARIANTE ÔMICRON FOI IDENTIFICADA EM EXTREMA, CUIDADOS DEVEM SER REDOBRADOS.

Durante essa semana amostras de casos positivos e suspeitos foram enviadas para a busca dessa variante, e efetivamente comprovamos a existência da Ômicron em nossa cidade na data de hoje, 20/12/21. Importante ressaltar que a contaminação é comunitária, sendo importante redobrar os cuidados de prevenção à Covid-19.

Essa variante foi identificada pela primeira vez na África do Sul no final de novembro, e tem chamado atenção pela quantidade e variedade de mutações genéticas, mostrando assim a importância da vacinação das 3 doses, a fim de neutratizar a doença. As variantes continuarão surgindo se as pessoas não tiverem imunes e a única maneira de torná-las imunes é através da vacinação completa.

A vacina continua sendo o maior aliado, mas devemos aumentar os cuidados de prevenção à doença: evitem aglomerações, higienize as mãos ou utilizem álcool 70% constantemente, utilizem máscara cirúrgica ou N95, caso esteja contaminado não tenha contato com outras pessoas, separem os materiais individuais dentro de casa.

Outro fato a ser lembrando é que a maioria do Brasil está passando por grande aumento de casos de Influenza e em Extrema não tem sido diferente, houve aumento nos atendimentos de síndromes gripais nas unidades hospitalares, porém não houve aumento no número de internações.

A Prefeitura de Extrema, informa que a Secretaria de Saúde está atenta aos futuros eventos, mantendo toda a equipe em alerta, caso esses pacientes necessitem de atendimento. Lembrando que o Hospital de Campanha, Dr. Roberto de Cunto continua em atendimento para pacientes positivados, contando com 10 leitos de UTI e 30 leitos de enfermaria, tendo total capacidade para atendê-los.

Essa batalha é de todos nós, faça sua parte!


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.