AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Você sabe qual é a importância da leitura? Escritora dá dicas para criar o hábito

 


O hábito da leitura é fundamental, especialmente porque é através dele que formamos nosso senso crítico. Ler colabora diretamente para a melhoria da própria linguagem, da forma de nos expressar, da forma de compreensão do mundo e também no desenvolvimento da própria língua portuguesa, ou seja, da capacidade das pessoas com o uso do português no dia a dia. A leitura também estimula o cérebro, a criatividade e até mesmo a inteligência, ler é um exercício para o cérebro. 

A escritora e Editora-Chefe da Pendragon (editora de livros), Priscila Gonçalves, explica que os livros tem uma capacidade muito profunda de fazer as pessoas refletirem sobre suas próprias vidas, decisões, sobre o mundo em que vivem e o mundo que desejam para o futuro. Para Priscila, é a partir dessas concepções que as pessoas realmente mudam os hábitos e atitudes, fazendo diferente do que já foi feito antes.

“Os livros tem o poder de nos levar a esse lugar de interpretação, análise e de pensamento sobre quem nós fomos, quem nós somos e quem nós queremos ser como humanidade, como pessoas, como família, como pais. O livro tem a capacidade de levar um legado mais longe do que qualquer outra comunicação. Você pode levar um livro em qualquer lugar, com wi-fi ou não. O livro é um mensageiro que não tem limite”, conta a escritora.

Ler não é difícil, a leitura é sim um hábito e como todo hábito, precisa ser aperfeiçoado. Por isso, para quem ainda não possui o costume, o prazer e a necessidade por leitura, são recomendados por leitores assíduos à criação de um horário de leitura que seja agradável, estipular uma frequência, uma rotina e sempre ter um livro, seja físico ou no celular. Outro fator muito importante para começar a desenvolver o hábito da leitura, é começar a ler um assunto ou tema que goste e que traga prazer, pois assim a mente se torna mais aguçada com o tempo e vai gerando familiaridade com a leitura, até se tornar agradável.

Priscila como escritora, indica para quem quer começar a ler, livros de fantasia. A escritora conta que esses livros motivam as pessoas a lerem porque é uma leitura de entretenimento, que traz aventura, estimula a criatividade, imaginação, traz divertimento, risada e emoção. A leitura de fantasia abre a porta para o mundo da leitura a partir do momento que a pessoa começa. Quando se passa a consumir esse tipo de literatura, o leitor iniciante não vai ler apenas fantasia, vai ganhar o hábito de ler com mais prazer.


Sobre a escritora

Priscila Gonçalves é advogada formada pela Faculdade de Direito do Sul de Minas. Hoje atua como escritora e é uma das sócias e Editora-Chefe da Editora Pendagron. Editora dedicada exclusivamente ao gênero de fantasia e aos nichos de ficção científica, poesia e infantil.



 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.