AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Agenda 21 & Cidadania - 07/01/2022



 Agenda 21 - Influência em nossa vida

Desde final do ano de 2019 o mundo se depara com cenários impostos pela pandemia de Covid 19 e enquanto países adotam medidas para controlar a doença, lidando com crescente número de mortes, cientistas buscam medicamentos e vacinas. 

Com o passar do tempo, a sociedade se equilibra entre o medo de ser contaminado e o confinamento compulsório, exigindo mudança forçada de rotina, com a necessidade da redução e distanciamento do contato físico, uso de máscara, lavação periódica das mãos com álcool gel como medidas de prevenção. De um lado a esperança com a chegada das vacinas e de outro a ansiedade pela normalidade, refletida nas aglomerações e no negacionismo diante da gravidade desta doença.

E aí surge a pergunta: em que a Agenda 21 pode contribuir diante desta realidade? 

A Agenda 21 surgiu devido à grande individualidade que estava existindo entre os países, quando então ocorreu um movimento para reunir o máximo possível de representantes de Chefes de Estados a fim de discutirem, em comum acordo, o futuro do nosso planeta Terra, e aconteceu no Brasil o evento chamado ECO-92. 

Nesta ocasião foram elaborados vários documentos, dentre eles a Agenda 21 Global, isto é, um programa de ação baseado num documento de 40 capítulos, que constitui a mais abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, denominado “desenvolvimento sustentável”, usado no sentido de intenções, desejo de mudanças para esse novo modelo de desenvolvimento para o século XXI. Desde então foram realizados vários outros eventos, buscando aproximar os princípios gerais da Agenda 21 com a realidade mundial, focando os objetivos de acordo com a realidade mundial vivenciada, a exemplo da Agenda 2030.  

Em se tratando dos dias atuais, o que podemos extrair de bom das diretrizes defendidas pela Agenda 21? Destaco a proposta de uma mudança de postura e de atitudes na sociedade em relação ao trabalho e à convivência familiar, priorizando o pensar pelo bem coletivo e a busca pela qualidade de vida para todos, abrangendo a saúde, a educação e a justiça social. 

Na nossa cidade há o Fórum da Agenda 21 Local, representado por uma equipe de voluntários, que busca atuar em nossa comunidade em prol de melhorias no meio ambiente e na área social, juntamente com o desenvolvimento econômico.

Recentemente colaboramos na revisão do Plano Diretor Participativo, em trabalho conjunto com os vereadores e poder executivo;  com bastante êxito em 2021 promovemos o lançamento do projeto Descarte de Medicamentos, com pontos de  coleta em diversos locais da cidade; apresentamos ao Deputado Estadual Professor Cleiton Oliveira nossa sugestão de planejamento estratégico para recuperação do Rio Verde e no momento estamos participando da revisão das Leis Complementares do nosso município, dentre outras atividades.

A Agenda 21 tem e terá uma grande influência em nossas vidas com um novo “olhar” à medida que nos permitirmos adotar uma nova “consciência” para um novo “estilo de vida”, pois é através de nossas ações que ela se revela como um instrumento de planejamento para construção de uma sociedade sustentável, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.



Engº Alencar de Souza Filgueiras 

Presidente do Fórum Agenda 21 Local  

Presidente do Conselho Fiscal IBAPE-MG 

Contato : agenda21localvarginha@gmail.com



 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.