AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Após reunião inócua, Zema anuncia R$ 40 milhões de ajuda a cidades atingidas



Depois de apenas abrir uma reunião com os prefeitos das cidades mais atingidas pelos temporais dos últimos dias e a deixá-la minutos depois, sem anunciar nenhum tipo de ajuda para os municípios em estado de emergência, o governador Romeu Zema (Novo) resolveu anunciar um repasse emergencial de R$ 40 milhões para regiões devastadas.

O valor, considerado muito baixo por alguns prefeitos, é uma resposta a insatisfação gerada na primeira reunião, ocorrida hoje (10), pela manhã.  

Zema não havia anunciado nenhuma medida efetiva para mitigar prejuízos e sua equipe apenas disse que ajudaria as cidades atingidas com a liberação de “projetos”, desde que solicitados pelos administradores municipais.

Veja como foi a reunião

A reunião emergencial para enfrentamento dos danos provocados pelas chuvas que estão caindo sobre Minas nos últimos dias foi convocada pelo próprio governador, na Cidade Administrativa, porém foi concluída sem o anúncio de nenhuma medida emergencial, frustrando a expectativa de prefeitos que estão vendo a tragédia de perto e sendo cobrados pelas populações desabrigadas.

No meio da reunião, a palavra foi repassada para a presidente da Granbel, Ilce Rocha, que, em meio à situação de catástrofe, apenas elogiou o governador, sem também apontar alternativas reais para os problemas até agora registrados.

Reunião rápida

Sem mencionar nada de fato, o governador foi o primeiro a deixar a reunião, que ainda levou mais de uma hora para terminar. As paralisações das principais vias de acesso a Minas, como a BR– 040 e a BR–381, não foram sequer analisadas.

Os problemas de destruição da malha viária de dezenas de cidades e os graves danos ocasionados às vias vicinais também não tiveram espaço na pauta definida pelo Estado, que se limitou a dizer que conta com a liberação de verbas do governo federal, de emendas de deputados federais e de integrantes da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

O Tempo


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.