AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Chuvas no Sul de Minas continuam e ação conjunta visa prevenir desastres



 Chuvas têm predominado no Sul de Minas, desde o último final de semana e devem continuar. Para prevenir desastres e atender com agilidade situações decorrentes das chuvas frequentes, uma ação conjunta é realizada.

Ela conta com Defesa Civil estadual e municipal, Polícia Militar e Bombeiros no extremo Sul de Minas, que abrange 72 municípios.

Alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia aponta que o Sul de Minas deve ter chuvas fortes com trovoadas, na última  terça-feira (04/01). No estado já são 65 municípios com situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional. A região mais afetada pelas chuvas desde o final de dezembro é o Norte de Minas.


Ocorrências recentes no sul do estado

“Em Espírito Santo do Dourado, nós atendemos duas famílias que tiveram que ser removidas de área de risco, no último final de semana.” O 1º Sargento Vanderlan Domingos Ribeiro, coordenador da 17ª Regional da Defesa Civil (Redec), conta que o imóvel estava sob risco após chuvas intensas e que não houve nenhum dano humano. 

Soledade de Minas teve duas pessoas desalojadas, no último domingo (02/01). Chuvas intensas nas nascentes do Rio Verde em Passa Quatro, Itanhandu, Pouso Alto e São Sebastião do Rio Verde fizeram o rio transbordar em Soledade de Minas, região do Circuito das Águas. De acordo com a Defesa Civil, as duas pessoas ficaram ilhadas dentro da mesma casa e uma operação de resgate foi feita pelo órgão, bombeiros e policiais militares. Foi preciso usar um barco para retirar os moradores. Eles foram atendidos pela prefeitura e seguiram para a casa de familiares.


Como acionar a emergência

Populações afetadas por desastres naturais podem acionar a Defesa Civil pelo telefone de emergência 199. A ligação é gratuita. Quando os desastres são registrados, o foco principal é preservar a vida e atuar na prevenção de acidentes. Nessas situações há atuação conjunta de Defesa Civil, Polícia Militar, Bombeiros e serviços municipais. Se necessário são acionados até engenheiros e técnicos da prefeitura para avaliar situações de risco, interdições, entre outras.


Prevenir e acompanhar

Acompanhar a situação nas cidades e nos rios da região é um trabalho feito pela coordenadoria da Defesa Civil juntamente com as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). A ação visa prevenir desastres como alagamentos, desabamentos, enchentes, entre outros fatores gerados por temporais, chuvas intensas e ventanias e agir com rapidez nessas ocorrências.

Informações de prevenção e como agir em situações de risco estão disponíveis nas redes sociais e site da Defesa Civil de Minas Gerais, destaca Sargento Vanderlan. Entre as postagens há os alertas meteorológicos divulgados por órgãos do setor.


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.