AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Opinião com Luiz Fernando Alfredo

 





Varginha, celeiro de votos para forasteiros

Nosso município sempre foi fornecedor de votos para “paraquedistas” - que saltam na nossa praça - a cada quatriênio, tentando completar o seu coeficiente eleitoral, através de partidários, cidadãos municipais conhecidos e de expressão político social, Prefeito, e apoio de Vereadores em troca de recursos para manutenção de campanha, afinal, em não existindo almoço de graça, acabava por se tornar uma parceria viável para alguns, no entanto este mútuo consentimento, por vezes, não lograva o êxito esperado, ficando o candidato insatisfeito com o município, o que eventualmente se torna um desperdício de votos.

Se não nos falha a memória, tivemos como deputados eleitos, tendo Varginha como principal reduto (tipo candidatos com domicílio eleitoral na cidade, em mais de 70 anos), apenas Dr. Jaci de Figueiredo, Dr. Morvan Acaiaba, Dr. Eduardo Otoni, Dilzon Melo e Dimas Fabiano que adotou Varginha, iniciando sua carreira aqui como vereador, mudando inclusive seu domicílio eleitoral.

Não há dúvidas, que estes eleitos, originais deste município, fizeram por merecer suas eleições, pois muitos recursos e desembaraços junto aos Governos Estadual e Federal convergiram ao encontro dos interesses desta comunidade.

Assim sendo, gostaríamos de sugerir às autoridades políticas da cidade, lideranças comunitárias e aos eleitores para envidarem esforços a fim de juntarmos em torno de candidatos Varginhenses e elegermos pelo menos um deputado federal e um deputado estadual, pois sem dúvidas obteremos mais forças junto ao Estado e União; provavelmente em 2022, estima-se um respeitável colégio eleitoral de aproximadamente 100 mil eleitores que não poderia ser tão explorado, só por pessoas de outras regiões do estado. Precisamos de prioridade total, afinal Varginha é uma referência regional muito bem administrada e provida de ótima qualidade de vida, sempre entre àquelas que mais se destacam neste grande Estado mineiro.

Não adianta colocarmos vários nomes sem o devido apoio e todos requisitos indispensáveis como, serviços públicos prestados, postura ilibada, carisma, atenção e discurso convincente; só para concorrerem com poucas chances, pois se dividirmos os votos do nosso colégio eleitoral não há como se cacifar o suficiente, para se eleger, necessitando portanto, de muitos votos de outros domicílios, o que se torna muito difícil.

Por que não juntarmos o executivo, legislativo, imprensa e lideranças importantes de nossa cidade para elegermos dois cidadãos estabelecidos aqui no nosso meio político, como deputados estadual e federal?

Afinal, às próximas eleições estarão polarizadas a nível de Presidente da República, ou seja, conservadores contra esquerda, e isto não afetará tanto o município, pois estas distinções ideológicas ainda não são tão acirradas nos escalões municipais, pelo menos em Varginha que tem um povo inteligente, ordeiro e pacífico.

Achamos que vale a pena tentarmos eleger candidatos legitimados no nosso meio, a deputados por Varginha, basta que haja vontade política e raciocínio lógico para a cidade ganhar muito.


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.