AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Projeto da prefeitura de Varginha vira capítulo de livro



O Projeto “Varginha Sem Dor” completa um ano. Lançado em fevereiro de 2021, o Projeto nasceu de uma parceria dos fisioterapeutas do Centro Municipal de Reabilitação com técnicos desportivos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – Semel com o objetivo de tratar a dor crônica através da prática de exercícios físicos. Atualmente o Projeto conta com três turmas.

Os benefícios do exercício físico no tratamento da dor crônica são tão impressionantes que se tornaram tema de pesquisa na Universidade Vale do Rio Verde - Unincor e os resultados foram apresentados no Congresso de Medicina da Dor da Universidade de São Paulo - USP. Agora os conteúdios foram publicados como capítulo de livro.

O livro ´´Bacharelado em Educação Física: temas emergentes na iniciação à pesquisa” foi lançado pela Arco Editores e organizado pelos professores Galdino Sousa e Walk Loureiro. O projeto varginhense está no Capítulo 1 com a autoria de Fernanda Mori e dos coordenadores do projeto, professores Anderson Massahud e Helder Francis Araújo. 

“A dor crônica não é um problema individual – é um problema de saúde pública. A dor crônica tem o potencial de alterar hábitos, comportamentos e vidas. 
É uma dor persistente ou recorrente que causa sofrimento e apresenta consequências negativas, por vezes devastadoras, na vida pessoal, familiar e laboral, reduzindo drasticamente a qualidade de vida da pessoa que apresenta esta condição. 

Se o exercício físico tem esse poder analgésico, precisamos divulgar esses efeitos’’, afirma o professor Anderson Massahud. 

Vale ressaltar que, as pessoas interessadas em participar do Projeto “Varginha Sem Dor” devem procurar o Centro Municipal de Fisioterapia, cujo telefone é o 3690 2209. 

Após uma avaliação, os encaminhamentos são feitos a Semel.


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.