AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Fim de verão tem alerta de ‘perigo’ e previsão de calor intenso para Sul de Minas



A última semana do verão tem alerta meteorológico para o Sul de Minas e previsão de muito calor. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação termina às 12h33 de 20 de março, próximo domingo. A meteorologista do Inmet, Anete Fernandes, explica que o alerta demonstra que “típicas pancadas de chuva de verão devem ocorrer até quarta-feira (16/03) e nos demais dias a temperatura fica acima dos 30ºC no Sul de Minas. As chuvas não serão para toda a região, mas, podem ocorrer em uma cidade e na outra não, em um bairro e não no outro”.

Chuvas intensas devem predominar por toda a extensão do Sul de Minas, até às 10h desta quarta-feira (16/03) e 189 municípios podem ser afetados em Minas Gerais.  A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou equivalente a 50 e 100 mm/dia com ventos intensos que podem variar entre 60 a 100 km/h. Essa condição climática pode gerar riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, como raios.

 

Dicas de proteção e como pedir ajuda

Dicas de proteção podem ajudar durante chuvas intensas e temporais. O Inmet recomenda que durante rajadas de vento não busque árvores como abrigo. Elas podem ter risco de queda e atrair raios. Para quem está em veículos não é indicado estacionar perto de torres de transmissão ou placas de propaganda, como outdoor. Em imóveis a indicação é que aparelhos elétricos e até o quadro geral de energia sejam desligados.

Em casos de pessoas ilhadas em alagamentos, soterradas, ou qualquer condição que ofereça risco é preciso acionar instituições que podem lidar com esses casos. O telefone da Defesa Civil é 199 e o do Corpo de Bombeiros é 193, ambos são telefones de emergência com ligação gratuita de qualquer telefone fixo ou celular.


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.