AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Mais de 60 mil cães e gatos de rua em MG terão microchips de identificação

Foto: Ilustração


 O Governo de Minas aderiu, na última sexta-feira (11/3), ao termo de cooperação técnica do programa "Conheça Seu Amigo", que realizará a microchipagem de cães e gatos em situação de rua, sob tutela de ONGs ou pertencentes à população de baixa renda. Mais de 63 mil microchips e leitores de identificação serão entregues para mais de 70 municípios.

Serão disponibilizados pelo Estado microchips em número equivalente a 10% da população total de cães e gatos, conforme estimativa populacional feita pelo Ministério da Saúde disponível para consulta na Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE-Sisema). Em contrapartida, os municípios deverão promover a castração dos animais microchipados e inserir os dados de cada indivíduo no Banco de Dados do Estado, conforme formato estabelecido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Ao todo, 63 mil microchips e 74 leitores de identificação serão entregues aos 74 municípios selecionados no programa.


Problemas da fauna doméstica

O abandono de animais e a existência de cães e gatos sem dono são dois dos principais problemas enfrentados quando o assunto é a fauna doméstica. A microchipagem desses animais auxiliará na identificação da condição do cachorro ou gato encontrado. Será possível, por exemplo, verificar se o animal possui um tutor e, caso positivo, ele será acionado para buscar o pet.

A implantação da microchipagem também auxilia no combate ao abandono de animais, que é crime, e na elaboração de políticas públicas para esses bichos.


Fonte: Estado de Minas


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.