AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

MP recomenda acabar com venda de narguilés a adolescentes em cidade sul-mineira



O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) fez uma recomendação à prefeitura, ao Conselho Tutelar e à Polícia Militar de Extrema, no Sul de Minas, para coibir a venda de narguilé para adolescentes. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (23/03) pelo próprio MPMG.

De acordo com o órgão, a recomendação foi feita após o MP tomar conhecimento que tabacarias da cidade estariam vendendo e autorizando o consumo de narguilés, cigarros comuns e bebida alcóolica a adolescentes. Assim, o caso configura crime previsto no artigo 243 do Estatuto da Criança e Adolescente, com pena de dois a quatro anos.

Épinglé sur Household MerchandisesNarguilé.

Além disso, foi recomendado que os órgãos realizem ação de conscientização nos estabelecimentos em que se observem a venda e oferecimento de espaço de consumo de narguilé e cigarro comum também para adolescentes, para esclarecer que a prática configura crime, passível de prisão em flagrante delito, além de sujeito a sancionamento civil e criminal.

“A campanha de esclarecimento dos comerciantes e da população deve ser feita através de mídia impressa e redes sociais, abordando os malefícios do consumo desses itens, sobretudo por adolescentes, valendo-se de dados científicos e jurídicos, esclarecendo-se acerca do caráter criminoso da conduta, quando envolver crianças e adolescentes”, explicou o MPMG.

Narguilé: um catálogo com diversas opções de doenças para você escolher! -  Cascavel - CGNUm único Narguilé pode ser usado por várias pessoas simultaneamente.

Após orientação e conscientização, o MPMG orienta que deve ser feita fiscalização conjunta nos estabelecimentos para garantir o cumprimento da lei e a cessação da prática, caso persistente. Os órgãos têm 30 dias para responder a recomendação.

Nós entramos em contato com a Prefeitura Municipal de Extrema, por meio da Assessoria de Imprensa, que afirmou apenas não ter ainda uma resposta para a recomendação.

Narguilé faz mal para a saúde? É menos prejudicial que o cigarro?O narguilé, uma espécie de cachimbo, funciona a partir do aquecimento do ar pelo carvão, passando pelo fumo e sendo resfriado no líquido presente no fundo, antes de ser aspirado.

 

Narguilés

De origem oriental, o narguilé, uma espécie de cachimbo, funciona a partir do aquecimento do ar pelo carvão, passando pelo fumo e sendo resfriado no líquido presente no fundo, antes de ser aspirado. O fumo ou o tabaco, como também é conhecido, é usado com sabor ou aromatizado.

Segundo especialistas, o seu consumo pode levar ao aparecimento de câncer de pulmão, doenças cardíacas e respiratórias, além de também causar dependência. Além disso, o narguilé possui uma característica peculiar: um único cachimbo pode ser usado por várias pessoas simultaneamente.




 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.