AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Nova rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia é suspensa

 


‘Pausa técnica foi feita para esclarecimentos’, disse Podoliak; russos querem o reconhecimento das regiões separatistas e os ucranianos um cessar-fogo imediato.

Rússia e Ucrânia se reuniram nesta segunda-feira, 14, para a quarta rodada de negociações sobre um possível cessar-fogo. Após três horas de reunião, por meio de um post no Twitter, o negociador ucraniano, Mikhailo Podoliak, informou que a reunião vai continuar na terça-feira, 15.

“Uma pausa técnica foi feita nas negociações até amanhã. Para trabalho adicional nos subgrupos de trabalho e esclarecimento de definições individuais. As negociações continuam…” publicou Podoliak. Diferente das três primeiras que tinham sido presenciais, o encontro de hoje foi virtual. Os russos querem que a Ucrânia assuma o compromisso de neutralidade, reconheça a independência das regiões separatistas  de Donetsk e Luhansk e desistam da Crimeia. Já os ucranianos, querem uma trégua imediata e a retirada das tropas inimigas.

Antes da reunião começar, Podoliak, havia informado por meio de um tuíte que no encontro de hoje “as partes expressam ativamente suas posições especificadas”e complementou dizendo que a comunicação estava sendo realizada. Entretanto, sinalizou para a dificuldade para chegar a um acordo visto que “a razão para a discórdia é o sistema político muito diferente. É um diálogo livre dentro da sociedade e um consenso obrigatório.

É um ultimato de supressão de sua própria sociedade”. Três reuniões já tinham sido realizadas anteriormente, e na segunda e terceira etapa ficou acordado a criação de corredores humanitários para evacuação dos civis.

Fonte: Jovem Pan

 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.