AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Prefeitura de São Tomé da Letras publica nota de repúdio sobre atitude de Extrema



Uma polêmica envolvendo as prefeituras de Extrema e São Thomé das Letras, no Sul de Minas, ganhou espaço na mídia neste domingo, 13.

Na sexta-feira, 11, câmeras de segurança instaladas na entrada de São Thomé flagraram o momento em que uma van da prefeitura de Extrema deixou três pessoas em condição de vulnerabilidade na entrada da cidade, em seguida, o veículo foi embora.

Os três, uma mulher e dois homens, montaram uma barraca na entrada da cidade. Segundo a prefeitura, as pessoas foram informadas que não poderiam ficar ali e foram levadas para um camping do município. 

Inconformados com o que eles chamaram de desrespeito de Extrema, no sábado, dia seguinte do acontecido, a Secretaria de Assistência Social de São Thomé das Letras fez contato com a Secretaria de Assistência Social de Extrema expondo a situação e explicou que a ação foi filmada e não tinha como negar.

Diante disso, não restou alternativa para a Secretaria de Assistência Social de Extrema prometer que a van buscaria os três de volta. Porém, neste domingo a prefeitura de São Thomé das Letras publicou uma nota de repúdio em suas redes sociais, tornando público a ação da prefeitura de Extrema, o que motivou aquela administração a providenciar uma forma imediata de se retratar. Extrema enviou um veículo a São Thomé para resgatar as três pessoas.

Prefeitura de São Tomé das Letras divulga nota de repúdio sobre 'despejo' de pessoas — Foto: ReproduçãoNota de Repúdio de São Tomé das Letras.

Depois que eles embarcaram de volta, possivelmente para Extrema, a administração municipal também publicou uma nota através da qual tenta amenizar o que foi feito. De acordo com a nota, a prefeitura de Extrema foi surpreendida com a publicação da prefeitura de São Tomé das Letras, já que a volta das três pessoas foi providenciada. A Secretaria de Assistência Social de Extrema veio a público esclarecer os fatos, também através de nota.

O prefeito de São Tomé das Letras, Tomé Alvarenga, informou que ligou pessoalmente para o prefeito de Extrema, mas que não conseguiu contato. A Assistência Social de São Tomé das Letras também teria tentado contato, mas sem sucesso, segundo o prefeito.

O prefeito disse ainda que o trio não informava com precisão se queria ter ido para a cidade ou não, sempre mudando de versão quando questionados. 

Em nota, a Prefeitura de Extrema disse que foi surpreendida com a publicação e que por isso vinha a público para esclarecer os fatos.

Nota da Prefeitura de Extrema sobre caso de moradores em situação de vulnerabilidade.

De acordo com a nota, o grupo familiar, composto por três pessoas, foi abordado por uma equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e pediu ajuda para encontrar com familiares na zona rural entre Três Corações e São Tomé das Letras, sem endereço específico.

Após acordo com a equipe, foi disponibilizado o transporte para levá-los até a localidade. Entretanto, quando a equipe seguiu, até a chegada do portal de São Tomé das Letras, resolveu parar para identificar o local, já que havia passado do local combinado e ninguém foi encontrado.

A nota afirma que as pessoas não aceitaram ir até o Centro da cidade. Sendo assim, eles desceram do veículo e a equipe retornou para Extrema.


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.