AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Prefeitura de Varginha e corpo de bombeiros realizam treinamento que visa a composição de brigadas de incêndio em escolas e cemeis da rede municipal de ensino

 


Uma parceria entre o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, da Prefeitura de Varginha, e o 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, com participação dos servidores públicos da rede municipal de ensino, resultou na realização do Treinamento Teórico e Prático para composição da Brigada Orgânica de Incêndio nas Escolas e CEMEIs da rede municipal, para fins de obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB para as instalações.

Mediante as orientações do Engenheiro de Segurança do Trabalho da Prefeitura Municipal de Varginha, Leandro Nascimento, busca-se, atender ao Decreto 47.998/2020, que Regulamenta a Lei nº 14.130, de 19 de dezembro de 2001, a qual dispõe sobre a prevenção contra incêndio e pânico no Estado, e estabelece regras para as atividades de fiscalização das medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público. As edificações aprovadas deverão, na hipótese de exigência da legislação atual, se adequar, segundo Instrução Técnica mais moderna, às seguintes medidas de segurança: Brigada de Incêndio; Iluminação de Emergência; Sinalização de Emergência; e Sistema de Proteção por Extintores de Incêndio.

O Corpo de Bombeiros Militar de Varginha, com equipe coordenada pelo Tenente Paulo Estevam Costa, ministrou o treinamento de composição de Brigada Orgânica de Incêndio, utilizando as mais modernas técnicas de salvamento; a prática contemplou manobras para a extinção de incêndios e técnicas de primeiros socorros. Houve utilização prática dos extintores de incêndio; simulação de extinção de incêndio em ambiente controlado; técnicas de resgate de vítimas; desobstrução de vias aéreas em adultos e crianças; técnicas de massagem cardíaca; imobilização de fraturas e de vítimas acidentadas.

O treinamento contou com a participação de servidores que compõem o quadro funcional da Escola Municipal Professora Helena Reis – CAIC II, sede do treinamento, Escola Municipal Emílio Justiniano de Resende Silva e CEMEI Professora Ariadna Balbino Gamboja e está sendo oferecido para todas os servidores de Escolas e CEMEIs da rede municipal de ensino que já finalizaram as adequações arquitetônicas apontadas pelo Corpo de Bombeiros.

Participaram e contribuíram com a abertura do evento o Vice-prefeito Leonardo Ciacci, o Secretário de Governo Honorinho Ottoni e o Secretário de Administração Sérgio Takeishi.

“Estou aqui representando o Prefeito Vérdi que se encontra em outro compromisso e não pôde vir. 

Quero salientar a importância desse treinamento para a segurança das nossas instituições escolares, assim como a nossa busca em atender a legislação em toda a sua esfera. Todas as nossas escolas possuem uma boa estrutura e queremos também que sejam seguras. Aproveito para dizer que Varginha é um dos municípios que seguem à risca as questões legais acerca do reajuste salarial dos professores. O Prefeito Vérdi em nenhum momento hesitou em aplicar o aumento de 33% aos nossos professores, pois, reconhecemos a importância do trabalho de cada um de vocês que não são apenas professores, mas também, educadores de gerações e grandes responsáveis pelo desenvolvimento acadêmico e pessoal de nossos alunos”, disse o vice-prefeito.

‘Honorinho Ottoni afirmou que “treinamentos dessa natureza são imprescindíveis para garantir ações e reações adequadas em momentos de risco, o que eleva a probabilidade de, no caso concreto, minimizar os danos e, principalmente, salvar vidas, além de ser exigência legal do próprio Corpo de Bombeiros Militar de MG, para edificações que pleiteiem possuir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB. Todas as Escolas e CEMEIS de nosso município vão passar pelas adequações legais necessárias para garantir que nossas crianças, nossos jovens e nossos servidores estejam seguros e saibam como agir em uma situação de pânico”, finalizou.





 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.