AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Agenda 21 & Cidadania - 08/04/2022

 

RESPONSABILIDADE SUSTENTÁVEL!

O cenário em que o planeta se encontra requer uma reflexão sobre a sobrevivência humana e uma postura de responsabilidade sustentável por cada indivíduo e que as políticas públicas sejam cada vez mais próximas aos cidadãos.
Imprescindível mais comprometimento e participação em relação a educação para o consumo sustentável, aumento da reciclagem, compras públicas sustentáveis, construções sustentáveis, educação urbana, segurança alimentar dentre outras. 
Em se tratando das construções sustentáveis, destaco o telhado verde, isto é, uma solução arquitetônica que consiste na aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeável, podendo ser uma laje impermeabilizada ou mesmo um telhado convencional. Além de uma solução estética os telhados verdes são uma alternativa viável para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas, pois retardam a drenagem pluvial, mitigando assim problemas com enchentes e saturação das galerias pluviais. São ainda uma ótima solução termo acústica, atuando como isolante evitando a transferência de calor, frio e ruído para o interior da edificação, desta forma minimizam gastos energéticos com aquecimento e refrigeração, constituindo-se numa solução para a economia de energia.
Outros itens que merecem destaques são o reuso das águas pluviais, sistema de aquecedor solar, energia solar, isto é, energia renovável, energia alternativa ou energia limpa, nomes possíveis para qualquer energia obtida por meio de fontes renováveis, que não geram grandes impactos ambientais negativos. O consumo de energia 100% limpa é o jeito mais eficiente de compensar as emissões de CO2.
 Há vários fatores que causam a falta de água no planeta, dentre eles, seca, poluição e má distribuição do recurso, sendo estes os mais comuns. É importante que o consumidor tenha consciência de que nossos recursos naturais são finitos e precisam ser preservados e busque alternativas sustentáveis para seus objetivos.
Atualmente a sociedade brasileira cada vez mais clama por profissionalismo, respeito e excelência na administração pública, bem como por melhor qualidade de vida e redução das desigualdades sociais, exigindo melhores serviços, respeito à cidadania e mais transparência e efetividade no uso dos recursos públicos. 
Mais uma vez menciono e destaco a importância do projeto que foi analisado e aprovado pelos vereadores e sancionado pelo nosso Prefeito em setembro/2020 referente a Revisão do Plano Diretor Participativo da nossa cidade. O nosso futuro como cidade mais saudável e interativa depende hoje da participação da sociedade, que população e entidades representativas assumem efetivamente a responsabilidade sustentável que lhes cabe, e não apenas o que convém.
 Este compromisso se reflete no exemplo de cada ação individual ou coletiva, desde a consciência do consumo diário e uso consciente da água até a ação cidadã junto aos representantes políticos requerendo melhoria das políticas públicas.

Alencar de Souza Filgueiras
Presidente do Fórum Agenda 21 Local.  
Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE-MG
Contato: agenda21localvarginha@gmail.com


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.