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Benefícios do alongamento no dia-a-dia



Fisioterapeuta da Unimed Varginha destaca diversas dicas sobre o tema

 

No dia 1° de maio comemora-se o Dia Internacional do Trabalhador, e a Unimed Varginha divulga os benefícios e efeitos do alongamento e reforça a necessidade da realização de atividades físicas, que auxiliam na melhora do desempenho e no alívio de desconfortos causados pelo estresse do dia a dia.

 É importante lembrar que não existe um horário específico e correto para fazer os exercícios de alongamento, mas eles são recomendados, principalmente, antes e após qualquer atividade física. A boa notícia é que você pode praticar o alongamento, no ambiente de trabalho, de forma simples e fácil. O ideal é que se faça isso todos os dias antes de começar o expediente ou durante suas pausas.

 O Alongamento é um grande aliado para diminuir o risco de doenças relacionadas à má postura e atividades repetitivas e deve ser visto como um instrumento de prevenção e melhora da qualidade de vida, pessoal e também no trabalho.


São inúmeros os benefícios que o alongamento traz para a saúde. Entre eles se destaca:

  • A prevenção e diminuição de lesões
  • Ativação da circulação sanguínea
  • Auxílio na reabilitação de problemas posturais
  • Melhora no funcionamento de todos os órgãos vitais
  • Ajuda nos movimentos do dia a dia
  • Diminui dores musculares
  • Aumenta a autoestima e a capacidade de concentração
  • Além de combater o chamado mal do século, o estresse.

 "Outra dica: comece o dia se espreguiçando, literalmente acordando seu corpo para prepará-lo para sua jornada diária. Estique braços, coluna e pernas, do seu jeito, no seu tempo e respeitando a sua flexibilidade. O ato de espreguiçar é de suma importância para ativação dos músculos e desenvolvimento da consciência corporal, e o melhor: pode ser realizado a qualquer momento do dia e em qualquer lugar. Por que não agora?", comenta a fisioterapeuta da Atenção Primária à Saúde da Unimed Varginha, Amanda Cristhiane Pinto.

Contudo, alguns cuidados devem ser levados em consideração. Por exemplo, é importante não se esquecer de respirar adequadamente durante os movimentos. Já que uma respiração correta colabora para um melhor alongamento e garante seus benefícios.


 
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