AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Botafogo supera Ceará fora de casa e vence a primeira no Brasileiro



Com o técnico Luís Castro pela primeira vez à beira do gramado, o Botafogo venceu o Ceará por 3 a 1, neste domingo, no Castelão, e conquistou a 1ª vitória no Campeonato Brasileiro.

O comandante português ficou fora da derrota para o Corinthians, na estreia no Brasileirão, por falta de visto de trabalho. Devidamente regularizado, Luís Castro optou por improvisar o lateral-direito Daniel Borges na esquerda, além de colocar Diego Gonçalves na vaga de Lucas Piazon. Sem Gatito Fernández, Diego Loureiro foi titular.

O Botafogo se portou bem na maior parte do jogo - o momento ruim foi a reta final do primeiro tempo, quando sofreu o gol. O destaque do time foi Erison, autor de dois gols.

O Fogão agora tem três pontos e ocupa a décima colocação. O Ceará, que venceu o Palmeiras na estreia, também tem três pontos e está no 12º lugar. As duas equipes agora têm compromissos pela terceira fase da Copa do Brasil. O Botafogo visita o Ceilândia, nesta quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Mané Garrincha. O Ceará encara Tombense, fora de casa, no mesmo dia e horário.

Pelo Brasileirão, o próximo jogo do Botafogo é contra o Atlético-GO, em Goiânia, domingo, às 19h (de Brasília). Já o duelo do Ceará pela 3ª rodada, contra o Fortaleza, foi adiado. Assim, só volta a atuar pelo Brasileirão no dia 30, contra o Bragantino.

O jogo
A partida teve polêmica logo no início. Bruno Pacheco cruzou para a área e Lima marcou. Entretanto, o árbitro Raphael Claus, de São Paulo, já havia apitado antes de a bola entrar. Ele apontou que a bola saiu. Contudo, a bola não tinha saído. Como apitou antes da conclusão do lance, o VAR não pôde entrar em ação.

O Botafogo conseguiu se encaixar. Chay e Diego Gonçalves, em jogadas pela direita, assustaram. O Fogão aproveitou o bom início e abriu o placar. Erison foi lançado e escorou para Victor Sá. Bruno Pacheco não evitou o gol: 1 a 0, aos 17 minutos.

O Ceará assumiu as rédeas do jogo a partir da reta final da primeira etapa. Os donos da casa passaram a assustar em jogadas aéreas, com Messias e Zé Roberto. Depois, Mendoza ficou com rebote de cruzamento e obrigou Diego Loureiro a salvar o Botafogo.

A pressão do Ceará surtiu efeito. Aos 42, após cruzamento da direita, Lima pegou o rebote e chutou no canto: 1 a 1. Diego Loureiro evitou a virada. Mendoza parou no goleiro do Botafogo novamente.

No segundo tempo, Patrick de Paula teve liberdade e arriscou de fora da área. Ele acertou a trave. Erison chegou a marcar no rebote, mas estava impedido. O gol foi corretamente anulado.

Aos 14, não teve jeito. Daniel Borges cobrou falta para a área e Erison cabeceou para fazer Botafogo 2 a 1. Diego Loureiro apareceu bem de novo e espalmou finalização de Lima, que havia desviado na zaga.

O Botafogo deu o bote e encaminhou a vitória. Romildo, que entrou no lugar de Chay, foi derrubado na área após contra-ataque. Pênalti. Erison cobrou e fez 3 a 1, aos 34 minutos.

Messias, no fim, ainda deu um susto no Botafogo - cabeceou para fora. Nos acréscimos, após confusão, Lima foi expulso. O Fogão conquistou a primeira vitória no Brasileirão.

CEARÁ 1X3 BOTAFOGO

CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco (Kelvyn); Richard (Léo Rafael), Rodrigo Lindoso (Erick), Richardson (Geovane) e Lima; Mendoza e Zé Roberto (Cléber). Técnico: Dorival Júnior.

BOTAFOGO: Diego Loureiro; Saravia, Kanu, Phelipe Sampaio e Daniel Borges; Luís Oyama (Barreto), Patrick de Paula (Kayque) e Chay (Romildo); Diego Gonçalves (Vinicius Lopes), Victor Sá e Erison (Lucas Piazon). Técnico: Luís Castro.

Gols: Ceará: Lima, aos 42' do 1ºT
Botafogo: Victor Sá, aos 17' do 1ºT, e Erison, aos 14' e aos 34' do 2ºT

Cartão amarelo: Chay, Diego Loureiro, Saravia e Kayque (Botafogo) e Bruno Pacheco (Ceará)
Cartão vermelho: Lima (Ceará)

Local: Castelão, Fortaleza (CE)
Data: 17/04/2022, domingo

Árbitro: Raphael Claus (SP-Fifa)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP-Fifa) e Neuza Ines Back (SP-Fifa)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)

Super Esportes
foto: Vitor Silva/Botafogo


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.