AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Varginha e outras três cidades do S/M são finalistas da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

 

Foto: Google


Quatro municípios do Sul de Minas concorrem à etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). Boa Esperança, Poços de Caldas, Santa Rita do Sapucaí e Varginha estão entre as 29 finalistas mineiras da premiação. Os vencedores serão conhecidos no dia 29 de abril.

As cidades do Sul de Minas estão na disputa de quatro categorias: ‘Marketing territorial e setores econômicos’, ‘Cidade empreendedora’, ’Inovação e sustentabilidade’ e ‘Empreendedorismo na escola’. Até o dia 8 de abril, equipes do Sebrae Minas visitarão os municípios finalistas para avaliar os projetos. Após essa etapa, os trabalhos seguem para a análise do comitê julgador. 

“O prêmio pretende reconhecer boas práticas de gestores públicos em prol do desenvolvimento econômico dos municípios e da melhoria do ambiente empresarial para os pequenos negócios. Nesta edição, o Sul de Minas teve 22 projetos inscritos de 18 cidades e agora seguimos com quatro cidades     representando nossa   região”, conta o gerente da Regional Sul do      Sebrae Minas, Rodrigo   Pereira.


Iniciativas

O prefeito de Boa Esperança, Hideraldo Henrique Silva disputa a categoria ‘Marketing territorial e setores econômicos’ com o projeto ‘Transformação de Boa Esperança em um destino turístico consolidado’. O município tem investido no desenvolvimento do turismo nos últimos anos. Uma das primeiras providências tomadas foi o levantamento do potencial turístico da região. O primeiro resultado desse trabalho foi a criação da Praia do Bicano, com areia branca, quadras de vôlei e uma estrutura de alimentação. 

Poços de Caldas concorre na categoria ‘Cidade empreendedora’. O prefeito Sérgio Antônio Carvalho de Azevedo inscreveu o projeto ‘Recupera Poços’. Em consequência da pandemia, a prefeitura iniciou, ainda em 2020, projetos e ações para a retomada da economia a curto, médio e longo prazo integrando quatro eixos: turismo, agronegócio, indústria e comércio. Entre as medidas tomadas estão: auxílio emergencial municipal, vale merenda, apoio ao empresariado, por meio da desburocratização de processos e o ‘Poços Juro Zero’.

A cidade de Santa Rita do Sapucaí disputa a categoria ‘Inovação e sustentabilidade’. O prefeito Wander Wilson Chaves concorre com o projeto ‘A criatividade como meio para a felicidade em Santa Rita do Sapucaí’.  O projeto inclui o movimento ‘Cidade criativa, cidade feliz’, que trabalha a imagem mais harmoniosa do município, com iniciativas de colaboração que favoreçam  o encontro de pessoas, mistura de culturas, geração de ideias, criação de soluções, negócios e empresas.

Já Varginha concorre na categoria ‘Empreendedorismo na escola’. O prefeito Vérdi Lúcio Melo inscreveu o projeto ‘ODS na primeira infância: experiências lúdicas digitais’. O trabalho consiste na criação de duas plataformas digitais para a educação infantil (‘Bebeteca ODS primeiros passos’ e ‘Ludoteca ODS criança’, que disponibilizam recursos pedagógicos que vão de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da ONU.




 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.