AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Agenda 21 & cidadania - 13/05/2022


 

O que fazer com o seu “lixo”?

Chamamos “lixo” a mistura de todos os resíduos provenientes do nosso cotidiano. Estima-se que cada pessoa produz, por dia, 1kg de resíduos.  Misturados, eles não podem ser reciclados e seu único destino são os aterros sanitários, que já não comportam a quantidade de lixo destinada a eles. Mas se tivermos o cuidado de separar o que pode ser reciclados dos rejeitos propriamente ditos, diminuiremos esse lixo substancialmente.

O caminhão da coleta seletiva em Varginha passa às quartas e quintas-feiras. Ele recolhe plástico, papel, papelão e metal. Procure colocar apenas os recicláveis no dia da coleta, porque assim você evita que os trabalhadores da reciclagem tenham que colocar a mão em lixo orgânico e rejeitos para separar.  No site da prefeitura www.varginha.mg.gov.br você consulta qual o dia da coleta no seu bairro.  Mas a coleta seletiva não leva alguns itens como: 

VIDRO E GARRAFAS - você pode depositar qualquer tipo de vidro numa caçamba que fica dentro do JM Lava-rápido e estética automotiva, à rua Cambuquira, 16 – Jd. Andere – em frente ao Help Pub. 

ISOPOR – procure a Isofort Varginha - Rua José Ribeiro Bueno , 1055 - distrito industrial Cláudio Nogueira  - Telefone 3219 0300 - Eles podem buscar  e não tem custo.

ELETRÔNICOS – contate a Eco Brasil – Rua Salgado Filho, 130, Padre Vitor - Tel: 9 9872-7299.
PILHAS – Leve na Drogaria São Paulo ou no Supermercado Maiolini da rua Santa Cruz. 

CASCAS E RESTOS DE ALIMENTOS - Você pode fazer a compostagem e gerar excelente adubo para as suas plantas. Veja mais informações nas redes sociais do Coletivo Varginha Lixo Zero. @varginhalixozero (facebook e Instagram) 
REMÉDIOS VENCIDOS -  o projeto da farmácia Vita Corpus e Agenda 21 coleta para incineração nas lojas Vita Corpus e nos endereços:

Loja Strip - R. Dr. Wenceslau Braz, 300 - Centro, Varginha - MG, 37002-080
Loja Traço - R. Delfim Moreira, 451 - Centro, Varginha - MG, 37002-070
Imigrantes Materiais Elétricos - Av. dos Imigrantes, 221 - Santa Maria, Varginha - MG, 37022-560

Jogar remédios no lixo ou na rede de esgoto contamina o meio ambiente e prejudica a saúde de pessoas e animais. 

Além disso você pode separar alguns itens para fazer o bem: 

-Tampa de garrafa plástica, lacres de latinha e embalagens de remédios (blisters) – O Vida Viva (e seus parceiros) recebe esses resíduos e troca por cadeiras de rodas para seus assistidos. 

-Vidros de palmito e conservas de 300 ml e 500 ml - O Banco de leite humano (ao lado da maternidade) utiliza para estocar o leite colhido das doadoras. 
Cada um de nós tem que fazer o for possível agora, ou em breve viveremos todos em um grande lixão.   

Tem dúvidas sobre o encaminhamento correto de resíduos? Acesse o Instagram e o Facebook do Coletivo @varginhalixozero e envie sua pergunta.              
 
* Luciane Madrid Cesar
Artigo gentilmente cedido pela autora a título de colaboração com a Agenda 21 Local.
           
Engº Alencar de Souza Filgueiras 
Presidente do Fórum Agenda 21 Local 
Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE/MG  
Contato: agenda21localvarginha@gmail.com


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.