AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

André Yuki se reúne com Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais


 Na última sexta-feira (29/04), o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do Sul de Minas e do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha (SEHAV), André Yuki se reuniu com o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira. Realizado no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte (MG), o encontro contou com a presença de um grupo multidisciplinar, entre empresários e associações do sul de Minas, para ações relacionadas ao turismo náutico no Lago de Furnas e Peixoto.  O objetivo foi discutir propostas da área de tecnologia, criação de festivais, atividades de promoção da cozinha mineira, capacitações do trade turístico, melhorias na área do urbanismo e infraestrutura e promoção para atração de turistas. Leônidas Oliveira contou que serão lançados editais com verbas voltadas para a promoção do Turismo. “Nos dois últimos feriados, a taxa de ocupação no interior do estado foi de 95%, o que mostra que já começamos a retomar. Se estamos crescendo nessa velocidade, em vários primeiros lugares, não podemos parar. Estamos todos unidos para o desenvolvimento de Minas Gerais”, comemorou o secretário.

André Yuki ficou muito feliz pelo empenho do governador Romeu Zema e do secretário Leônidas em valorizarem o setor do turismo, cultura e gastronomia, pois reconhecem que são formas de gerar emprego e distribuir renda. “O secretário falou sobre a importância dos municípios em se profissionalizarem e se capacitarem para acelerar o processo para transformar destinos turísticos. Por isso, a importância da participação do poder público, privado e entidades para a criação de projetos em prol ao desenvolvimento”, enfatizou André. 



Segundo o presidente da Empresa de Desenvolvimento Regional do Sul de Minas (Edersul), Braz Pagani, durante a reunião foram desenvolvidos projetos em diversas áreas para a construção Casa Rural, que realizará um festival de gastronomia com toda uma infraestrutura organizada da produção ao descarte. “Teremos uma estrutura de qualificação do produtor, preparação, recuperação e envelopagem de produtos que não são produzidos mais, abertura de mercado e valorização do mercado regional, através de uma parceria com o governo do estado. A Casa Rural contará com salas de cursos, pavilhão para exposição e um projeto de gastronomia completo”, explicou Braz. 

Ainda de acordo com Braz, será realizado um evento gastronômico onde os empresários poderão comprar os produtos fabricados no sul de Minas e posteriormente realizarem uma visitação pública com as comidas, restaurantes e todo o seu processo. “Em relação à parte náutica, serão desenvolvidos píers municipais, com área de convivência urbana e um estudo sobre as potencialidades do turismo de cada município, além do Plano Diretor Náutico. Contaremos também com apoio nas áreas da arquitetura, jurídica, água e saneamento, tecnologia e busca de recursos. Formamos um grupo muito forte e importante e agora vamos aguardar os próximos passos, que serão ações para o desenvolvimento e implementação dos projetos, que serão realizados em quatro protótipos”, conta o empresário. O presidente da Federação do Convention & Visitors Bureaux de Minas Gerais, Roberto Fagundes ressaltou que a reunião foi extremamente proveitosa, pois em duas horas de conversa foram acertadas uma série de projetos. “Acima de tudo, entregamos em mãos do secretário, uma cópia para ele e outra para o governador, sobre o projeto de desenvolvimento da área de Furnas e Peixoto, um trabalho que tudo indica que teremos sequência, pois tivemos receptividade pelo governo”, afirmou. Ainda segundo Roberto, todos estão muito compenetrados nesse trabalho e acreditase que agora as coisas deverão acontecer nessa região. “Evidente que tudo depende da água, de conseguirmos permanecer acima da cota mínima prevista. Esperamos que isso continue para implementarmos todos os projetos que entregamos ao governo”, explicou. Entre diversos projetos importantes, Leônidas ressaltou também que a ideia é que o queijo de Minas Gerais esteja em primeiro lugar entre os melhores queijos do mundo até os próximos dois anos. 



“Já estamos em segundo lugar, atrás apenas da França. Isso vai posicionando Minas Gerais em diversos cenários”, explicou o secretário. O diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Marcelo Bonfim, comentou sobre o Edital de Municípios 2022, lançado em março, que disponibiliza R$300 milhões em crédito para as prefeituras de todo o estado investirem em infraestrutura e melhorias urbanas. As inscrições vão até o dia 30/05 (www.bdmg.mg.gov.br/municipios). “Serão contemplados novos itens financiáveis, como estradas vacinais/pontes e projetos de infraestrutura em turismo, cultura e esporte. O edital permite ainda um aumento do limite de financiamento de até 50% para municípios menos populosos e maior facilidade para aquisição de máquinas e veículos”, ressaltou o diretor-presidente do BDMG. Marcelo Bonfim contou ainda que outra novidade é a linha “BDMG Cidades Sustentáveis”, que passará a financiar também projetos de restauração de patrimônio cultural, infraestrutura de apoio ao turismo, construção ou reforma de centros de lazer, cultura, ginásios, quadras, entre outros.

 Ainda de acordo com André, a Abrasel e o SEHAV têm uma importância relevante neste processo, através de parcerias com outras entidades como Edersul, Couvention & Visitors Bureau – Escritório de Captação de Eventos e Promoção do Destino Turístico, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), entre outras entidades. “Vamos trazer outra realidade nos próximos cinco anos na nossa região”, concluiu. 

Fonte: Ana Luísa Alves / Assessora de Imprensa da Abrasel Sul de Minas


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.