AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Brasil pode ter semana mais fria do ano e neve com chegada de massa de ar polar



Quem tirou os casacos do armário nos últimos dias em Belo Horizonte não precisa se apressar em guardá-los novamente, pois a próxima semana tende a ser a mais fria do ano na maior parte do Brasil. A chegada de uma massa de ar polar já no início da semana que vem pode provocar até neve nas serras Gaúcha e Catarinense, e promete fazer os termômetros despencarem no Sul de Minas Gerais.

“Ela será intensa e vai atingir a região Centro-Sul e Norte do Brasil, talvez também o Sul da Bahia. No Sul de Minas, a temperatura máxima não deve passar de 16ºC, 18ºC.  Em Belo Horizonte, de 20ºC”, detalha o meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Namedes Luiz Melo. 
 
A iminência da massa de ar polar pode provocar chuvas em Minas no próximo final de semana. “Podem ser chuvas bastante volumosas, especialmente no Sul e no Sudeste do Estado. Depois, aquele chuvisco e até possibilidade de granizo no Sul e no Triângulo Mineiro”, diz.

 

Previsão do tempo: neve e geada

Há previsão de geada no Sul do Brasil e nas zonas mais baixas do Mato Grosso do Sul e do Sudeste. O Inmet ainda não calculou qual será a intensidade e os locais exatos onde ocorrerão as geadas mais intensas, mas já prevê a formação do fenômeno no dia 19, a próxima quinta-feira. 
 
O Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária (Sisdagro) permite que o agricultor consulte a previsão de formação de geada até cinco dias antes
 
A massa de ar polar também tem potencial para resultar em neve nas serras Gaúcha e Catarinense entre os dias 16 e 17, segunda e terça que vem. No Norte do país, deve ser observado o fenômeno da friagem, a chegada do frio mais intenso no Acre, em Rondônia e no Sul do Amazonas. 


O Tempo

 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.