AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Colheita do café no Sul de MG começa com expectativa de produção maior do que em 2021

 


A época da colheita do café já começou no Sul de Minas. A expectativa é que a produção deste ano seja maior do que a do ano passado. Entretanto, segundo dados da Conab, a colheita não será melhor do que em 2020, último ano de safra cheia.

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento, a previsão é que seja produzido cerca de 13,9 milhões de sacas de café, ou seja, 18% a mais do que em 2021. Porém, a colheita deste ano deve ser 27% menor do que a de dois anos atrás.

O ano de 2022 é de bienalidade positiva, assim como foi 2020. A área de produção em Minas Gerais é de mais de 990 mil hectares, sendo que cerca de 490 mil estão no Sul de Minas.

Dentre alguns fatores para a queda da safra deste ano com relação à de 2020 está a crise hídrica vivida no ano passado, a seca e as geadas. A previsão era de que as lavouras começassem 2022 em recuperação.

Na Cooperativa de Campos Gerais (Coopercam), a expectativa é produzir cerca de 300 sacas de café até o fim da colheita deste ano.

“É um ano bastante complicado, porque seria uma safra alta respeitando a bienalidade, mas mesmo assim a nossa não será alta. Temos a expectativa de colher bem menos com o custo dos adubos e defensivos em uma elevação constante devido à guerra na Ucrania”, disse José Mario Rocha, presidente da cooperativa.

Fonte: CCCMG


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.