AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Estão abertas as inscrições para o Encceja 2022

 

Foto: Google

Quem não conseguiu concluir os ensinos fundamental ou médio na idade adequada poderá participar da edição de 2022 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

As inscrições começaram na última terça-feira, 24 de maio, e vão até o dia 4 de junho.

As provas para a conclusão do ensino fundamental e médio serão aplicadas no dia 28 de agosto em todo o Brasil. As cidades de aplicação do Encceja 2022 serão disponibilizadas no sistema do exame e no portal do Inep. As solicitações de atendimento especializado e tratamento pelo nome social também devem ser feitas entre 24 de maio e 4 de junho.

O exame visa medir as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio no tempo habitual. A participação no Encceja Nacional 2022 é voluntária e gratuita para pessoas que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.

Todas as informações estão no edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As secretarias de Educação, assim como institutos federais de educação, ciência e tecnologia, utilizam os resultados do exame como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.


Quem pode participar do Encceja 2022?

O Encceja 2022 é dividido entre ensino fundamental e ensino médio. Cada nível de certificação tem uma idade mínima para que o candidato possa participar. Para o Ensino fundamental podem participar candidatos que sejam brasileiros, com 15 anos ou mais até o dia da prova e para o Ensino Médio, candidatos brasileiros, com 18 anos ou mais até o dia da prova.


Data do Encceja 2022

-Inscrições: 24 de maio a 04 de junho

-Locais de provas: início de agosto

-Provas Encceja regular: 28 de agosto

-Provas Encceja Exterior: 18 de setembro

-Provas Encceja Exterior PPL: 19 e 30 de setembro

-Provas Encceja PPL: 11 e 12 de outubro

-Resultado: sem previsão até o momento

Observação: Além do Encceja tradicional (regular), o Inep realiza o Encceja Exterior para brasileiros que residem em outros países e o Encceja PPL e Encceja PPL Exterior, para brasileiros em sistema prisional no Brasil e no exterior, respectivamente. As inscrições para esses exames são realizadas em períodos distintos ao da edição regular e os editais ainda não foram divulgados.

Fonte: Varginha Digital


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.