AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Força Nacional vai para terra indígena onde caçadores foram encontrados mortos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança em apoio à Fundação Nacional do Índio (Funai), na Reserva Indígena Parakanã, no Pará. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (3).

A Força Nacional foi acionada após o aumento na tensão entre moradores das cidades próximas e indígenas, devido à morte de três caçadores na terra indígena no último sábado (30). Eles estavam desaparecidos desde 24 de abril. Ainda não se sabe a causa das mortes, tampouco quem são os autores.

O Estatuto do Índio, uma lei federal, proíbe a qualquer pessoa estranha às comunidades indígenas a prática da caça, pesca ou coleta de frutos, assim como atividade agropecuária ou extrativista dentro dos territórios. 

Após as mortes dos caçadores, os indígenas passaram a receber ameaças e acusações, segundo a Funai.

Os militares vão atuar nas “atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, por 15 dias, a contar de hoje (3), em articulação com os órgãos de segurança pública do estado”, diz a portaria publicada nesta terça.

De acordo com a portaria, o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela diretoria da Força Nacional de Segurança Pública.


O Tempo


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.