AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Grupo Unis apoia a VI Expedição Ambiental do Rio Verde

 


O Rio Verde é um dos mais importantes cursos d' água do estado de Minas Gerais. Nascendo na Serra da Mantiqueira, na divisa entre os municípios de Itanhandu e Passa Quatro, e desaguando no lago de Furnas, no limite entre os municípios de Três Pontas e Elói Mendes, a bacia hidrográfica do Rio Verde banha um total de 31 municípios do sul de Minas.

Na busca por preservar, reconhecer a importância e defender o Rio Verde, desde 2017 o ativista ambiental e ambientalista Ronipeterson Landim Costa, realiza a Expedição Ambiental do Rio Verde, que consiste em uma descida de caiaque por toda a extensão do Rio, em um trajeto de mais de 300 km.

Nesta expedição, o ambientalista busca observar e registrar as mudanças do Rio, os crimes ambientais praticados em trechos do Rio, a existência de descarte de lixo e esgoto, até construções ilegais às margens do Rio, que afetam a qualidade das águas e a própria preservação do Rio Verde, impactando diretamente nos municípios banhados por ele.

Ao final da expedição, Ronipeterson produz um relatório buscando gerar conhecimento acerca das situações identificadas no Rio Verde, que podem ameaçar a sua existência. Este ano, o ambientalista vai promover a sua 6ª Expedição, e desta vez ele vai contar com o apoio do Grupo Unis.

“O Rio Verde faz parte da existência da nossa região, e no Grupo Unis nós acreditamos na defesa deste Rio como uma forma de preservar a nossa história e possibilitar um desenvolvimento cada vez mais sustentável para o sul de Minas.”, comentou o Reitor do Centro Universitário do Sul de Minas, Prof. Stefano Barra Gazzola.

Além de acompanhar a Expedição ao longo do seu trajeto, o Grupo Unis vai ampliar a produção de conhecimento e pesquisa desta ação, elaborando um relatório que vai analisar as relações e impactos do Rio Verde no sul de Minas em áreas diversas, como: Economia, Agronomia, Biologia e Direito.

“Estou me preparando para a VI Expedição Ambiental do Rio Verde e esse ano será uma edição com a qual eu estou muito feliz, porque vou contar com a parceria e o apoio do Grupo Unis, através da qual vamos poder enriquecer ainda mais o relatório que já vem sendo feito, agora com os pesquisadores do Unis. Com essa parceria vamos conseguir entregar um relatório final rico em detalhes para que possamos observar tudo o que está acontecendo com esse rio tão importante para o sul de Minas, e buscar ações efetivas para salvar este bem maior, essa riqueza que nós temos no sul de Minas que é o Rio Verde.”, afirmou Ronipeterson.

A VI Expedição Ambiental do Rio Verde acontece entre os dias 20 de maio e 06 de junho, em um trajeto que passa pelos municípios de: Passa Quatro, Itanhandu, São Sebastião do Rio Verde, São Lourenço, Soledade de Minas, Conceição do Rio Verde, Três Corações, Varginha e Elói Mendes.


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.