AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Homenagem ao Pôr do Sol é tema de selos especiais

 

Foto: Divulgação / Correios

Para homenagear a grande estrela do sistema solar, os Correios colocaram em circulação, na última terça-feira (3), a Emissão Especial “Pôr do Sol”. O lançamento exalta essa fonte de energia sustentável, tão essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos e inspiração de várias outras expressões artísticas, como filmes, músicas, poesias e pinturas.

A peça filatélica destaca a riqueza e a diversidade de paisagens e cidades das 5 regiões brasileiras, como Arraial do Cabo (RJ), Fernando de Noronha (PE), Porto Alegre (RS), Alto Paraíso (GO) e Palmas (TO). As imagens foram escolhidas entre as fotografias enviadas por empregados dos Correios de todo o País, durante o concurso “Meu Pôr do Sol no Selo”.

Fenômeno natural apreciado pela beleza e pelo espetáculo de cores que irradiam o céu, é possível saber o horário exato que ocorrerá o pôr do Sol, com base em fórmulas de astronomia, que calcula a duração do dia para qualquer lugar do planeta. Após o cálculo, divide-se este tempo em 2 partes, subtraindo uma parcela do meio-dia, para obter o nascer do dia e somando a outra parcela igual ao meio dia, para obter o horário do pôr do Sol. Há casos em que é necessário se fazer uma correção de alguns minutos caso a cidade não fique exatamente em cima do meridiano do fuso horário local. Entretanto, apesar de todos os cálculos, o pôr do Sol é aquele momento em que o astro-rei se esconde na linha do horizonte, anunciando o início da noite e se despedindo de mais um dia.


Selo

 A folha é composta por 15 registros fotográficos de Pôr do Sol, contemplando todas as regiões do Brasil. As técnicas utilizadas foram fotografia e computação gráfica. Com tiragem de 150 mil exemplares e valor de R$ 2,35 cada, os selos estarão disponíveis para venda na loja virtual a partir do dia 6/5 e, em breve, nas principais agências do País.

Na página dos Correios no YouTube, confira o vídeo produzido para esta emissão especial.




 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.