AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Ladrões furtam tampas e grades de bueiros e deixam prejuízos para a prefeitura em Pouso Alegre

 Foto: Reprodução EPTV


Os furtos de tampas e grades de bueiros têm preocupado em Pouso Alegre (MG). Além de dar prejuízo aos cofres públicos, esse tipo de crime traz danos ao meio ambiente e perigo para a população. 

Já foram tantos furtos de bocas de lobo na cidade que, em algumas ruas na Região Central, a tampa de acesso à galeria fica por baixo do asfalto. Essa é uma alternativa para evitar que elas sejam levadas. 

No entanto, segundo a prefeitura, agora o foco dos criminosos mudou. Eles estão levando as grelhas que ficam nas galerias pluviais. Só neste mês, já foram 20 grelhas levadas. 

Normalmente, os furtos acontecem de madrugada. Imagens gravadas por câmeras de segurança flagraram a ação dos ladrões. Com uma barra de ferro, a grelha é forçada, até que sai por completo. Em um dos vídeos gravados, dois homens saem carregando a grelha. 

"O material, que é o ferro, está com um valor muito elevado, então essas pessoas compram e acabam revendendo. Pedir à população que nos ajude. Ao ver alguém roubando, denunciar na prefeitura, ligar para a polícia e pedir para que as pessoas que trabalham com esse material, se alguém aparecer ofertando, que comunique a Prefeitura de Pouso Alegre, que a gente juntamente com a Polícia Militar iremos ao local não só para recuperar a grelha, como para evitar e reduzir furtos futuros", disse o secretário de Obras de Pouso Alegre, Rinaldo Lima de Oliveira. 

Segundo a prefeitura, cada grelha custa cerca de R$ 500. Só os furtos deste mês já geraram um prejuízo de R$ 10 mil, foram o risco a que a população fica exposta. 

"O prejuízo que nós temos é a segurança dos nossos pedestres, transeuntes, motoristas de carros, pilotos de motos, que podem cair dentro dos buracos das grelhas e causar um acidente grave", disse o secretário de Obras. 

No fim do ano passado, a Polícia Militar chegou a fazer uma operação para identificar quem compra o material e algumas pessoas foram presas. 

"Nós já temos vários infratores que já foram identificados, inclusive presos nos últimos dias, furtando objetos de construção, tampa de bueiro, hidrômetro, vários cidadãos já conhecidos no meio policial, reincidentes e foram presos nos últimos dias mediante esses denúncia, que vale ressaltar é importante a população sempre denunciar, graças às denúncias anônimas, nós chegamos nesses infratores", disse o capital da Polícia Militar, Gustavo Queiroz.


G1




 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.