AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Mensagem de hoje - A PROVA ENDURECE



03/05/2022 - A PROVA ENDURECE

Tornai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido, e ainda tivesse filhos.


É lindo ver as respostas de Rute e Orfa. Isso mostra que Noemi foi boa sogra, porém ainda insistiu para que caíssem na real. Segundo Noemi, não havia razão para as noras a seguirem, pois pequena era possibilidade de ela dar à luz filhos que assumissem o lugar dos que morreram. Porém, havia algo que Noemi não falara, e isso era importante: orar para ver o plano divino em tudo aquilo!

Era a segunda prova pela qual passavam. Na primeira, Noemi orientou-as a voltarem para casa e rogou a Deus que fosse bondoso para com elas. Noemi ainda as abençoou, pedindo que o Senhor lhes desse repouso na casa daqueles que seriam seus maridos. Foi um momento muito especial aquele, vendo o amor de Noemi para com elas. Elas se abraçaram e choraram (v. 9). Ainda viriam mais situações! 

Na caminhada com o Pai celestial, também enfrentaremos dificuldades para moldar a nossa disposição em segui-Lo. Na verdade, o que nos acontece, até as traições, deve ser encarado como motivo para mostrar que amamos o Senhor. Muitas pessoas não foram ensinadas a aguentar tudo por amor a Deus e, infelizmente, quando se deparam com a traição conjugal, elas não Lhe obedecem!

Paulo entendeu que muitos iriam encarar situações difíceis, como a traição conjugal, e falou: Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? (Rm 8.35). Há pessoas firmes na fé que passam por uma trágica experiência e, com isso, se perdem. Jesus disse: Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra? (Lc 18.8b).

Jesus perguntou três vezes a Pedro se este O amava. A resposta foi sim, e Cristo declarou que a morte de Pedro glorificaria a Deus: Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias: mas, quando já fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde tu não queiras. “Segue-me” foi a ordem de Cristo. Pedro começou a segui-Lo e, vendo João, perguntou: Senhor, e deste que será?, e a resposta foi: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu (Jo 21.15-23). Deus sabe de tudo e basta!

Tanto Orfa quanto Rute disseram a Noemi que, certamente, seguiriam com ela a Belém, mas, a seguir, a sogra alargou a conversa e as fez entender qual seria o futuro delas (v. 11-13). Orfa, então, demonstrou que não tinha tanto amor pela sogra, pois viu seu futuro: Então, levantaram a sua voz e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra; porém Rute se apegou a ela (v. 14). Nesses momentos, provamos a quem amamos de fato!

Paulo admoestou a Timóteo: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2 Tm 2.15). Rute seguiu Noemi e foi ancestral de Jesus. De Orfa nunca mais se falou!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Ongrace




 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.