A Prefeitura de Poços de Caldas revogou o edital para a concessão dos pontos turísticos da cidade. A revogação foi publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (30).
Segundo a publicação, a Secretaria de Turismo pediu a revogação do processo porque o projeto deve passar por reformulações. Ainda de acordo com a prefeitura, não há prazo para que o edital seja aberto novamente.
A prefeitura informou que um dos motivos para a revogação do edital é a reforma do Teleférico, que está parado desde 2018, depois que um acidente deixou um funcionário ferido. O edital previa que a empresa responsável teria que fazer a recuperação do ponto turístico.
"Neste edital que já estava publicado, nós tínhamos alguns encargos referentes ao teleférico, que era de obrigação do futuro concessionário estar refazendo. Com a intenção e a deliberação do prefeito de colocar o teleférico pra funcionar, todo o edital correspondente ao teleférico e as obrigações do futuro concessionário precisavam ser alterados. Hoje a prefeitura está dando a manutenção para que ele volte, então esses encargos não poderão ser mais de responsabilidade do futuro concessionário", explicou o secretário de Turismo, Ricardo Fonseca.
A concessão
Esta é a segunda vez que o edital foi revogado, já que na primeira vez, em 2020, não houve empresas interessadas. Neste edital, foram feitas alterações para que ele possa ser mais atrativo para a iniciativa privada.
A abertura dos envelopes estava marcada para dia 15 de fevereiro. Entretanto, foi adiada e deveria ter acontecido em 18 de maio.
O edital abrange os principais pontos turísticos da cidade.
"O pensamento que nós temos a qualidade do serviço, a uniformidade do serviço, tanto que foi criado um projeto dentro do circuito turístico, que abrange o véu das noivas, a fonte dos amores, o recanto japonês, o cristo e agora também a rampa de voo livre, além do teleférico, para criar uma unidade de serviço, de qualidade, de padrão bom e único, tanto para os turistas quanto para os moradores da cidade", disse o diretor.
G1 Sul de Minas