AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Agenda 21 & Cidadania - 03/06/2022

 

Eu mudo, tu mudas, eles mudam…

Mais uma semana de comemorações do Dia do Meio Ambiente se inicia no próximo domingo, 5 de junho. E lá vamos nós participar de eventos, ajudar as crianças nos projetos da escola relativos ao tema, escutar várias notícias sobre as ações e crimes ambientais. E daqui a pouco tudo passa…. É sempre assim todo ano, infelizmente. São poucos os que já incorporaram mudanças de atitudes e comportamento em seu dia a dia, a fim de ajudar a proteger o meio ambiente. Mas estes poucos são os que fazem a diferença, por isto não devem desanimar.
Estamos vendo a cada dia que passa o aumento na demanda por produtos e práticas sustentáveis e isso é muito bom. E este movimento é contínuo, não tem volta, quem já aderiu a esta onda não consegue voltar a usar produtos tradicionais.
Aliás, a grande mudança mesmo não está em substituir produtos tradicionais por produtos “verdes”, ecológicos, “ecofriendly”, ou como preferir denominá-los. A grande mudança está em repensar o consumo. A cada desejo de compra, pensamos: eu preciso mesmo deste produto? Eu preciso dele neste momento? Tem outro produto que eu possa usar para substituir, sem necessidade de comprar um novo? Ou seja, vale a pena fazer esta compra? E através de reflexões assim, repensamos nossos hábitos e vamos criando mecanismos de defesa contra o consumismo, o grande vilão da atualidade.
Deste modo começamos a tomar diversas iniciativas: consumir mais produtos naturais, sem muitas embalagens, compra somente o necessário para as refeições da semana, evitando o desperdício, utilizar sacolas ecológicas nas compras, reformar roupas e calçados, comprar em brechós, separar o lixo de maneira adequada e assim vai…
E esta mudança, que começa individual, aos poucos vai contaminando quem está ao redor, as crianças observam o exemplo dos pais e também o que aprendem na escola, os jovens estão preocupados com o futuro e lançam tendências de moda sustentável e consumo consciente, os adultos veem as novidades e decidem experimentar.
E o movimento se fortalece a cada dia, obrigando muitas empresas a modificar seus produtos, para torná-los “verdes”. Mas aqui vale uma ressalva: nem tudo que é rotulado de “verde” ou ecológico, realmente cumpre com o que promete. Tem muita empresa que pratica o chamado “greenwashing” , ou seja, lavagem verde, que na pratica significa propaganda enganosa de produtos ou práticas sustentáveis que não são realizadas pela empresa. Uma rápida pesquisa na internet vai demonstrar vários exemplos desta prática, feitos por empresas variadas.
É assim que acontece a verdadeira mudança: eu mudo, tu mudas, eles mudam. Por isso não vamos desanimar, vamos repensar o consumo e aderir a produtos verdadeiramente sustentáveis. Esta é a dica para começar a Semana do Meio Ambiente com uma mudança de atitude.
* Jaara Alvarenga Cardoso Tavares, escritora, bióloga e educadora ambiental.
Artigo gentilmente cedido pela autora a título de colaboração com a Agenda 21 Local.
                 
Engº Alencar de Souza Filgueiras 
Presidente do Fórum Agenda 21 Local 
Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE/MG  
Contato: agenda21localvarginha@gmail.com


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.