AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Sul de Minas registra 4 mil casos de violência contra idosos somente em 2022; saiba como denunciar



O Sul de Minas registrou de janeiro a abril deste ano mais de 4 mil casos de violência contra idosos. O Dia de Conscientização da violência contra a pessoa idosa é celebrado nesta quarta-feira (15). 

O aumento no Sul de Minas comparado com o mesmo período do ano passado é de 8,8%. Neste ano, foram 4.377 registros. Já no ano passado, nesse mesmo período, foram 4.013 casos. Em todo o ano passado, foram mais de 12 mil casos de violência contra os idosos na região. 

Esse crime pode levar o agressor à prisão por até 5 anos. A pena pode ser aumentada se houver agressão física e se o agressor for o responsável pelo idoso. 

"A Lei 10.741 de 2003 prevê a partir do artigo 96 diversos tipos de crimes associados também a crimes previstos no Código Penal. São crimes como discriminação, abandono, abuso sexual, abuso material, prestar de prestar os socorros devidos, apropriação indébita de bens, valores, cartões magnéticos, tudo isso é crime e são previstas penas para esses crimes. As penas são as mais simples, começam de dois meses de detenção, podendo chegar até 12 anos de reclusão, dependendo da ocorrência de cada crime", Rodrigo Reis, advogado e membro da Secretaria de Promoção Social de Poços de Caldas

O advogado falou ainda sobre a importância de se denunciar esse tipo de crime. 

"É muito importante (denunciar) porque o idoso geralmente no fim de sua vida fica muito sozinho, ou sob cuidados de parentes, familiares e até cuidadores. E é importante que essas pessoas, vizinhos inclusive, percebendo a existência de algo que não está condizente com os cuidados de uma pessoa idosa, denuncie, faça chegar às autoridades a devida denúncia, porque os equipamentos públicos em rede vão fazer as devidas investigações", disse. 

As denúncias, segundo o advogado, podem ser feitas pelos canais de denúncia e também diretamente às autoridades. 

"Prioritamente nós podemos agir através do Disque-denúncia, Disque 100, mas também é possível fazer denúncias diretamente ao Ministério Público, aos Cras, ao Creas e até mesmo às delegacias de polícia", concluiu.


G1 Sul de Minas




 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.