AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Ao lado de Bolsonaro, Lira diz que confia no sistema eleitoral

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Cobrado a se posicionar de forma institucional sobre ataques reiterados e sem provas do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), declarou que a Casa "fala quando é necessário falar, não quando querem obrigá-la a falar". Ele participou da convenção nacional do PP nesta quarta-feira (27) que aprovou a coligação com o PL para as eleições e o apoio à candidatura de Bolsonaro à reeleição. 

"Eu não queria aproveitar o momento formal e festivo da nossa convenção para fazer qualquer tipo de justificativa pública ou privada. Mas eu queria deixar um recado bem claro. Óbvio, e quem me conhece de maneira transparente e reluzente, como a gente diz no Nordeste, a Câmara dos Deputados fala quando é necessário falar, não quando querem obrigá-la a falar", disse. 

Ao lado de Bolsonaro no evento do PP, Lira defendeu eleições transparentes, declarou confiança no sistema eleitoral e destacou que as instituições "são fortes", além de frisar que não se pode "banalizar" declarações de autoridades. 

"Eu dei mais de 20 mensagens mundo afora e no Brasil de que sempre fui a favor da democracia, de eleições transparentes e confio no sistema eleitoral. Não precisa qualquer movimento público ou político fazer com que isso se apresente de maneira sempre necessária. Instituições no Brasil são fortes, são perenes e não são e nunca serão redes sociais. Nós não podemos banalizar as palavras de autoridades no Brasil. Não farão isso com a Câmara dos Deputados enquanto eu for presidente", acrescentou. 

Também na convenção do PP, Bolsonaro ironizou o manifesto criado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e afirmou que não precisa de "nenhuma cartinha" para declarar que defende a democracia. O documento, que defende o processo eletrônico de votação e critica “ataques infundados” às eleições, já tem mais de 100 mil assinaturas.


O Tempo


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.