AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Cidade do Sul de Minas começa racionamento de água

(foto: Arquivo/Terra do Mandu)


A seca está castigando cidades do Sul de Minas neste período de inverno. Com isso, alguns municípios já começam a tomar medidas para evitar a falta de água. É o caso de Ouro Fino, que iniciou neste fim de semana um racionamento em toda a cidade, uma vez que os reservatórios estão no limite. 

O comunicado foi feito pelo Departamento Municipal Autônomo de Água e Esgoto (DMAAE) no sábado (23/7), por meio das redes sociais. De acordo com o departamento, o racionamento será por tempo indeterminado e nos sete dias da semana, das 8h às 16h.

A nota ainda informou que a ação foi tomada devido à falta de chuva e ao alto consumo que vem ocorrendo na cidade. “Pedimos a compreensão e colaboração de todos para que evitem lavar calçadas e veículos, use somente o necessário”, enfatizou o texto.
 
Vale destacar que o aviso já havia sido publicado na última semana, quando o DMAAE informou que poderia haver o racionamento, uma vez que os reservatórios da cidade estavam no limite.
 
“Pedimos encarecidamente à população que não desperdice água e use com moderação e consciência. Com a escassez de chuvas, os reservatórios não conseguiram manter a capacidade e a vazão total, o que pode tornar necessária uma medida de racionamento, até que se recupere o nível dos reservatórios”, comentou o diretor do DMAAE, Edson Batista Gomes.
Além disso, o Departamento de Água está trabalhando na construção de uma nova barragem de concreto armado no Bairro do Gargatá, o que aumentará a capacidade de armazenamento de água bruta.
 
“Importante informar que a última captação construída em Ouro Fino foi no ano de 1986, portanto nossa gestão está construindo agora o que deveria ter sido feito em várias gestões passadas”, explicou o diretor.
 

Chuvas nesta semana


A chuva deve retornar nesta semana ao Sul de Minas. Uma frente fria que chega ao Sul do país deve trazer chuvas para a região apenas na sexta-feira (29/7), segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE).

Os próximos dias seguem com temperaturas acima da média para o inverno e tempo seco. Isso acontece por conta do bloqueio atmosférico que atua sobre a região Sudeste do país, desde o início de julho. Por isso, a probabilidade de chuva é de apenas 5% para o Sul de Minas até a próxima quinta-feira (28/7).
 
A probabilidade de chover na região na próxima sexta-feira (30/7) é de 90%, apontou o Inpe. Mas a chuva não reduz as temperaturas. Assim, a mínima deverá ser de 11ºC e a máxima de 29ºC em cidades da região.
 
Iago Almeida / Especial ao EM

 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.