AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Hospital Bom Pastor realiza semana de educação continuada

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Varginha

Está sendo realizado durante toda essa semana no Hospital Bom Pastor, a Educação Continuada com o Tema: Notificação Compulsória voltada para a equipe de enfermeiros do Hospital. 

A responsável pelo treinamento é a enfermeira Aline de Souza Graciano, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica do HBP.  

A notificação compulsória deve ser imediata e realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em até 24 horas desse atendimento, pelo meio mais rápido disponível. 

Entende-se por notificação compulsória a comunicação oficial às autoridades sanitárias sobre a ocorrência de uma doença ou agravo à saúde, feita por qualquer profissional de saúde ou cidadão, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes. 

Conforme a definição no Guia de Vigilância Epidemiológica, a notificação compulsória é a comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde, feita à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes. 

“O principal motivo da notificação é fornecer para os órgãos competentes informações de doenças/agravos/eventos, que são transmissíveis, apresentam letalidade ou outro tipo de impacto na saúde. A partir disso, poderão ser tomadas medidas de promoção, proteção e controle, por este motivo a necessidade de treinar toda a equipe para uma assistência de qualidade”, explica a enfermeira Gilmara Paiva.

Ela conta que essa semana ocorrerão treinamento na quarta e quinta-feira, cujo tema será Derramamento extravasamento de quimioterapia, com Graziele de Souza Oliveira e Francys D’ Carlo de Oliveira, Enfermeiros dos setores de quimioterapia e radioterapia do HBP.



 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.