AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Prefeito Vérdi Melo recebeu vereadores na UPA

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Varginha


O funcionamento de upa e seus fluxos e demandas foram temas de reunião entre prefeito, semus e grupo de vereadores.  Levantados durante reunião na UPA que contou com a presença do prefeito Vérdi Melo e dos vereadores Dandan, Cristóvão e Rodrigo Silva que levantaram questionamentos que vai desde denúncias de falta de medicamentos até a falta de profissionais médicos.

Na oportunidade a diretora da UPA, Pamela Pereira Cândido fez relato do problema nacional de desabastecimento de alguns medicamentos, bem com explicou como tem sido feita a substituição e aquisição dos mesmos.  Nesse período sazonal de síndromes gripais mais incidentes, a UPA vem sendo a porta de entrada para os casos de média e alta complexidade, fazendo com que haja aumento de atendimentos e, por consequência, maior tempo de espera por atendimento. Visto que há classificação de risco, sendo os casos de maior gravidade atendidos com prioridade.  

Embora haja dificuldades de conseguir mais recurso humano médico, a UPA de Varginha trabalha com cerca de nove médicos por plantão, distribuídos nos diversos setores, contando inclusive com pediatra.   A ocupação e taxa de permanência na UPA foi também tema do diálogo, pois historicamente a taxa de ocupação fica sempre em 10O% e o tempo de permanência no aguardo de transferência para os hospitais é superior ao desejado. 

Uma vez que depende do sus fácil apontar vaga nos hospitais de referência, a estrutura da UPA contempla unidades de leitos com capacidade e estrutura tal qual internações.  Valeu ressaltar que grande parte do patrimônio material do hospital de campanha ficou acrescido ao patrimônio da UPA, otimizando rouparia, cobertores, insumos, aparelhagens e muitos outros itens que abasteceram a capacidade de atendimento. 

Após a reunião, os presentes realizaram visita às instalações e unidades da UPA, guiados pela direção e técnicos da semus.



 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.