AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Saiba os 77 nomes mais citados na DATATEMPO para o cargo de deputado estadual



A última pesquisa DATATEMPO, realizada entre os dias 15 e 20 de julho, questionou eleitores de Minas Gerais em quem eles vão votar para o cargo de deputado estadual nas próximas eleições. A maior parte, 73,1%, não respondeu ou não souberam dizer em que votarão. 

Ao mesmo tempo, diversos nomes de pré-candidatos e candidatos foram mencionados na pesquisa espontânea para uma das 77 vagas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Para definir quem serão os parlamentares eleitos, a eleição para deputado estadual segue uma fórmula diferente da eleição para presidente, governador e senador. Nestes, o vencedor é quem conseguir a maior votação. Por isso, este tipo de eleição é chamado de majoritária. 

Já a eleição para deputado estadual é proporcional. Isso significa que nem sempre os candidatos mais votados são eleitos. 

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais é formada por 77 deputados estaduais. Para definir quem são os candidatos eleitos, primeiro se divide o número total de votos válidos nas eleições pelo número de cadeiras. O resultado é o quociente eleitoral, que é o número de votos necessários por partido para se eleger um parlamentar.


O Tempo


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.