AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Passagem de meteoro é registrada por observatório pelo céu do Sul de Minas



A passagem de um meteoro foi registrada na madrugada desta quarta-feira (3) no céu de Brazópolis (MG). O registro foi feito pela câmera do Observatório do Pico dos Dias, que é gerenciado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica. Na manhã desta quarta-feira (3), um clarão no céu do estado de São Paulo intrigou moradores, que compartilharam vídeos fotos e relatos nas redes sociais

Segundo o coordenador do observatório, Saulo Gargaglioni, o registro do fenômeno foi feito por volta de 5h10.

"Um bólido sensacional, provavelmente da chuva dos Caelidas de agosto, ocorreu. Atingiu, no mínimo, magnitude -8 e deve ter sido rasante, porque foi relativamente lento. Foi captado pela câmera AllSky instalada no Observatório do Pico dos Dias", disse.

Na astronomia, bólido é o nome que se dá para um meteoro brilhante. O g1 questionou.

Há um mês, no dia 4 de julho, um meteoro brilhante foi observado no céu de Brazópolis. O registro do fenômeno foi feito por volta de 23h37. Este meteoro também foi registrado em outras câmeras do programa de monitoramento de uma rede que realiza pesquisas com meteoros no Brasil.

 

Clarão em SP

O clarão visto no estado de São Paulo foi registrado na capital, e em pelo menos oito cidades do interior do estado: Aguaí, Hortolândia, Rio Claro, Amparo, Pedreira, Campinas, Sorocaba e São João da Boa Vista.

Segundo um astrônomo ouvido pela TV Globo que analisou as imagens e relatos, o mais provável é de que o clarão tenha ocorrido pela passagem de um meteoro brilhante no céu de São Paulo.

g1 perguntou ao coordenador do observatório do Pico dos Dias se poder ter alguma relação entre o meteoro visto no Sul de Minas e o clarão visto em São Paulo. Para Saulo, pode haver alguma relação entre os fatos.

"Ainda não temos a triangulação das outras estações. Mas há grande chance de ser o mesmo", afirmou.


Fonte: G1


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.